SMS debate em audiência no Legislativo planejamento reprodutivo
Na audiência pública realizada na noite de segunda-feira (15), na Câmara de Vereadores, sobre Saúde da Mulher com ênfase para Planejamento Reprodutivo, a titular da Secretaria da Saúde no município, Zelionara Branco participou da atividade. Ao se manifestar, argumentou que a Secretaria tem disponibilizado à população os métodos que o Sistema Único de Saúde (SUS) mantém como norteadores.
A secretária citou que as unidades de Saúde em Rio Grande trabalham com os anticoncepcionais injetáveis, o oral e o DIU (Dispositivo Intrauterino), sendo o hospital Universitário (HU/FURG) a referência para os métodos definitivos – laqueadura e vasectomia.
Para a secretária, é necessário encontrar outros caminhos, a fim de levar essas informações à população e não ficar apenas nas unidades aguardando as pessoas que procuram tais métodos de planejamento reprodutivo. Enalteceu ser “necessário encontrar alternativas para informar, como nas escolas e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”.
Um grupo de trabalho ficou de ser composto, envolvendo tanto a Secretaria da Saúde como a da Educação (SMEd), o Legislativo e outros órgãos afins, para se construir uma política de saúde reprodutiva e de fácil acesso às pessoas que mais necessitam.
Acesso ao métodos, tomada de decisões, autonomia da mulher, empoderamento feminino foram outros temas abordados durante a audiência pública que contou com participação de parlamentares, profissionais da Saúde, Conselho da Mulher, Conselho Municipal da Saúde e representantes do Hospital Universitário, cuja instituição presta esse tipo de serviço à comunidade.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação