SMS divulga boletim mensal da Covid-19 referente a fevereiro em Rio Grande
A Vigilância Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Rio Grande divulgou, nesta segunda-feira (18), a edição de fevereiro do Boletim Mensal Epidemiológico da Dengue no município. O documento atualiza as informações sobre a vacinação, não somente sobre os números de casos, mas sobre quais doses estão sendo aplicadas e quem são as pessoas ou grupos que as estarão recebendo.
A partir do Boletim Epidemiológico de janeiro de 2024, os dados relativos a vacinação para Covid-19 passaram a ser apresentados conforme a Nota Técnica 118/2023 – CGICI/DPNI/SVSA/MS e o Informe Técnico – Estratégia de Vacinação Contra a Covid-19 – 2024 (MS/SVSA/DPNI). Entre outras mudanças, isto significa que a vacina foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação Infantil, como vacinação de rotina para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. São três doses agora. A dose um será aplicada a partir de 6 meses de idade; a dose dois com aplicação quatro semanas após a primeira dose; e a dose três aplicada oito semanas após a segunda dose.
Outro dado atualizado é que, a partir dos 5 anos ou mais, deve ser completado o esquema primário, isto é, duas doses da vacina Covid-19 com intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. É recomendado para idosos, de 60 anos e mais, gestantes e puérperas e imunocomprometidos receber a vacina duas vezes ao ano com intervalo de seis meses.
A periodicidade da vacinação será anual para os listados a seguir: pessoas vivendo em Residência Inclusiva (RI) e seus trabalhadores, indígenas, quilombolas, trabalhadores da Saúde, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (18 anos ou mais) e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e Adolescentes e Jovens cumprindo medidas socioeducativas.
→ Boletim Mensal da Covid-19 em Rio Grande
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp