NotíciasRio Grande

SMS realiza ação de prevenção e testagem contra a Sífilis no Posto IV e no Praça Shopping

O Ministério da Saúde (MS) instituiu por intermédio da lei 13430/2017 que o terceiro sábado do mês de outubro fosse o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. O mês leva o nome de Outubro Verde e é destinado à sensibilização da população, com ações de conscientização para o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. Por isso, em Rio Grande, o Programa IST/AIDS da Secretaria da Saúde (SMS) realiza diversas ações de orientação e prevenção, durante esta semana, considerando o perfil epidemiológico da cidade.

Nesta quarta(18) e na quinta-feira (19), o Posto IV – Canalete – fará testagem para Sífilis, HIV e Hepatites B e C, das 14h30min às 17h. Na sexta-feira (20), a testagem será no Praça Shopping, no horário das 14 às 16h30min.

As ações de testagem são, também, de conscientização da comunidade rio-grandina e serão desenvolvidas em parceria com acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Conforme a coordenação do Programa IST/AIDS, o objetivo com essa atividade visa, ainda, divulgar os serviços oferecidos de testagem e promoção à saúde junto à população do município.

Notificações

Junto com a divulgação das atividades mais intensas de testagem nesta semana, a Vigilância em Saúde da SMS apresentou um balanço com as notificações positivas para Sífilis no município, desde 2012. Naquele ano, foram apontados apenas 40 casos em Rio Grande. Nos anos seguintes, os dados são: 2012 – 40 notificações; 2013 – 100; 2014 – 319; 2015 – 494; 2016 – 359; 2017 – 343; 2018 – 553; 2019 – 538; 2020 – 338; 2021 – 310; 2022 – 419; e 2023 – 292.

O que é

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (Sífilis Primária, Secundária, Latente e Terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

Transmissão

A Sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. A infecção por Sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a Sífilis Congênita e é fundamental. Em formas mais graves da doença, como no caso da Sífilis Terciária, se não houver o tratamento adequado pode causar complicações graves como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Prevenção

Ainda não há vacina contra essa doença. O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da Sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A testagem e acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da Sífilis Congênita.

Obtenha mais informações sobre essa doença em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sifilis.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.