NotíciasRio Grande

SMS recebe da FURG segundo volume com orientações sobre pós enchente

A Secretaria da Saúde do Rio Grande recebeu da FURG o segundo volume de uma série de cinco documentos com orientações à população do município atingida pela enchente que iniciou em maio deste ano. O documento foi repassado por um dos organizadores desse material, professor e diretor da Faculdade de Enfermagem da FURG, Edison Barlem. O primeiro volume, que trata sobre os “Cuidados com o retorno para casa”, havia sido apresentado na quarta-feira (12), ao prefeito Fábio Branco, durante evento simbólico na sede do Executivo. A Prefeitura é parceira da FURG nessa ação. Os outros três volumes deste trabalho devem ser apresentados nesta sexta-feira (14) e no sábado (15).

Neste novo volume, a abordagem é para “Cuidados pessoais e com a família”. Em cerca de 50 páginas, são repassadas orientações sobre cuidados com lesões de pele e ferimentos; risco à saúde por período de tempo após o evento de enchente/inundação; sintomas e tratamentos para diversas doenças – Leptospirose, Hepatite A, Dengue, Tétano, Pediculose, Escabiose; infecções e alergias relacionadas ao mofo; imunizações no contexto das enchentes; condições crônicas e questões prévias de saúde: continuidade de acompanhamento e tratamento.

Todos os cinco volumes com informações e orientações à população atingida pelas enchentes é um conteúdo inédito no Brasil e compilado com base em pesquisas feitas por professores e estudantes da FURG, por meio das Faculdades de Enfermagem (EENF) e Medicina (FAMED) e pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O material foi organizado pelo e pela secretária da Saúde do município, Zelionara Branco, sendo revisado por gestoras da Secretaria.

→ Segundo volume com as orientações à população para o período pós enchente

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.