SMS reforça alerta para população se vacinar contra a Covid-19 em Rio Grande
Com o fim da Campanha Nacional de Multivacinação, marcada para o próximo sábado (28), a Secretaria da Saúde do Rio Grande manterá o trabalho de conscientização junto à população para que continue buscando atualizar a Caderneta de Vacinação com as vacinas do calendário anual que não estão em dia e, principalmente, com a da Covid-19. Nesta quarta-feira (25), a secretária da Saúde voltou a reforçar para que as pessoas se vacinem com as doses contra a Covid-19, pois os números deste mês mostram crescimentos significativos de novos casos no município.
Em Rio Grande, neste mês, os números de novos casos de pessoas contaminadas pelo vírus da Covid-19 cresceram semana após semana, conforme dados da Vigilância Epidemiológica. Foram registrados nove (9) casos na semana finalizada dia 6; 18 casos na semana posterior; e 35 casos na semana com fechamento dia 20, inclusive com um óbito.
Em outros estados brasileiros, há aumento expressivo de casos. Santa Catarina, por exemplo, os casos aumentaram mais de 10 vezes em apenas 12 semanas, o que motivou alerta da Vigilância Epidemiológica do estado vizinho. No Paraná, foram quase 6.500 casos em apenas 23 dias neste mês. A situação é semelhante em outras regiões do País.
Neste momento de ascensão dos casos, a secretária da Saúde, Zelionara Branco recomenda que a população fique atenta aos sintomas da síndrome gripal. “Procurem atendimento médico, façam testagem, evitem contato com pessoas mais suscetíveis e adotem as medidas de prevenção que objetivam cortar a transmissão do vírus e controlar sua propagação”, afirma a titular da Saúde.
Recomendações importantes
A secretária afirma que a vacinação é a maior proteção contra a gravidade da doença e ainda reduz o tempo de transmissão e a carga viral. Zelionara Branco ainda resgatou orientações e hábitos importantes usados por grande parte da população nos momentos mais graves da pandemia: lavar as mãos; adotar a etiqueta da tosse, ou seja, cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir; se estiver com sintomas respiratórios, procure uma unidade de Saúde; usar máscara em caso de qualquer sintoma gripal; se estiver com a Covid-19, mantenha o isolamento; beba bastante água; e mantenha os ambientes arejados.
Doses disponíveis
Em todos os postos de Saúde da rede municipal são oferecidas doses contra a Covid-19 para crianças a partir de seis meses de idade. Também são disponibilizadas doses para adolescentes até os 17 anos. Quem tem 18 anos ou mais e já recebeu duas doses contra a Covid-19, há mais de quatro meses, pode solicitar a aplicação da vacina Bivalente.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp