SMS repassa orientações sobre cuidados com a água a ser consumida em Rio Grande
As enchentes trouxeram outra preocupação para a população: a qualidade da água para consumo, preparação de alimentos e higiene pessoal. Para orientar as pessoas sobre como tratar essa água, a Secretaria da Saúde do Rio Grande (SMS), junto com 3ª Coordenadoria Regional da Saúde do Estado e o programa Vigiagua da SMS, elaborou um documento no qual alerta sobre vários cuidados básicos com a água a ser consumida.
O Programa Vigiagua monitora a qualidade da água para consumo humano no município e faz parte dos programas da Vigilância Ambiental em Saúde da SMS. Durante o período das enchentes, profissionais deste setor visitaram 15 abrigos na cidade preparados para receber a comunidade desalojada pelas inundações. Nestes locais, houve a coleta de amostras da água que está sendo consumida e feita a devida orientação para que fossem mantidos os cuidados com a qualidade da água.
Uma das orientações da Vigilância é para as áreas de risco, cujos reservatórios domiciliares tiveram contato com as águas das enchentes (cisternas e reservatórios no nível do solo). Neste caso, é indicado para não se utilizar a água antes de se proceder com a sua limpeza e desinfecção. Nas áreas urbanas, até agora, o sistema de abastecimento de água não foi interrompido.
Confira abaixo outras orientações sobre a limpeza e desinfecção do reservatório de água que constam no documento:
- Esvazie a caixa d’água.
- Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
- Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
- Deixe entrar água na caixa até encher, feche a entrada de água e acrescente 1 litro de água sanitária (2,0% a 2,5%) para cada 1.000 litros de água.
- Aguarde por duas horas para desinfecção do reservatório.
- Esvazie a caixa abrindo todas as torneiras. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e do domicílio. Não deverá ser consumida.
- Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
- Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.
- Finalmente abra a entrada de água.
Importante! Utilize luvas de látex para realizar a limpeza. Evite o contato direto com a água contaminada.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp