SMS vai garantir testes para quem teve contato direto com casos positivos
A secretária da Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco disse que Rio Grande está na quinta semana epidemiológica com aumento de casos, embora na semana passada tenha havido uma diminuição de casos novos, porém, “ainda é um número bastante alto”, ressaltou. A manifestação ocorreu na live semanal da Saúde, realizada na noite de segunda-feira (7), quando foi explicado o funcionamento do fluxo para testagem da Covid-19 e enfatizado quais as novas regras apresentadas na Nota Técnica 42 da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Na transmissão, foi comentado que, nos últimos dias, diminuiu a procura por testes nos pontos de testagem. Mesmo assim, o município mantém a média de cerca de 7 mil testes por semana. A Secretaria da Saúde informou que vai garantir o teste para as pessoas que tiveram contato direto com casos confirmados num intervalo de 5 a 10 dias.
Com a testagem, a Secretaria tem buscado tirar de circulação as pessoas sintomáticas, porque o vírus que está sendo transmitido é muito mais contagioso.
Uma das orientações na live foi a de que a pessoa que tiver com diagnóstico positivo deverá ficar isolada dos demais membros da família e usar máscara. “É a quarentena da família”, citou a secretária, acrescentando que outros cuidados básicos devem ser mantidos, como higienização das mãos e dos locais onde a pessoa necessitar usar, como por exemplo, o banheiro.
O Centro de Eventos e Faculdade Anhanguera, ambos das 13h às 17h30min, e a Sala Fitness da SAC, no Cassino, no horário das 14h às 20h, são os locais de testagem para Covid-19 no município.
A live teve, também, a participação do secretário-adjunto da Secretaria, Fábio Rossetini e da gerente de Urgência e Emergência da Secretaria, Simone Gonçalves.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação