SMTEL retoma projeto Bem Viver nesta segunda-feira (25)
As atividades do Projeto Bem Viver, promovido pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Smtel), serão retomadas nesta segunda-feira (22). A ação tem como objetivo oferecer aulas de atividades físicas a moradoras de regiões mais afastadas da área central da cidade. Parque Marinha e Vila da Quinta são os bairros beneficiados pelo projeto, que conta com o envolvimento de mais de 90 pessoas e tem, inclusive, fila de espera repleta de pessoas interessadas em participar.
Todas as segundas e quintas-feiras, os bairros recebem a equipe da SMTEL formada pela Educadora Física, Rita Branco, e pelas estagiárias Juliana Alonso, Michele Teles e Melissa Trombeta para momentos de atividades lúdicas de lazer, como dança, caminhadas e outras ações que incentivam o movimento corporal. Os encontros ocorrem nas associações comunitárias de cada região e tem duração usual de 1 hora. As atividades objetiva incluir moradores das regiões, mas é possível realizar inscrição sendo de áreas próximas.
Segundo informações da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Surama Santos, o projeto não tem nenhum custo para a administração e traz muitos benefícios físicos e mentais. “Entendemos que o projeto é de extrema importância, pois conseguimos fazer tanto sem onerar os cofres públicos, não envolve nenhum tipo de recurso, e conseguimos atender as comunidades de bairros populosos. Eu me sinto feliz por ver que a comunidade abraçou a proposta. E o mais importante, que é a atividade física, faz muito bem pra mente além do corpo. Trabalhamos muito com idosos e a gente vê o quanto isso é positivo psicologicamente para as pessoas”, destaca.
O projeto, que completará dois anos de atividade no mês de abril, conta com 47 participantes na Vila da Quinta e 44 no Parque Marinha. Segundo informações da Educadora Física Rita Branco, existe a possibilidade de aumento de vagas, uma vez que, durante os últimos meses, muitas pessoas demonstraram interesse em aderir ao projeto, principalmente no Parque Marinha. Ela também explicou como são as aulas e a importância da ação. “O projeto tem uma hora de duração. Realizamos alongamentos, diversas atividades físicas, aulas de ginástica e caminhadas, dependendo das condições do tempo. Tudo é feito com o objetivo de propiciar uma melhor qualidade de vida para as alunas e alunos”, ressalta.
Rita também acrescenta que o grande destaque do projeto é o carinho que existe entre os participantes e a equipe da secretaria. “Elas já estão loucas de saudade e felizes que vai recomeçar. Esse é o diferencial, o carinho que existe entre elas e nós. Quando uma de nós não vai elas sentem falta e perguntam. É muito gratificante saber que fazemos parte da vida delas, assim como elas fazem parte da nossa. Qualquer trabalho que fizemos pra outro ser humano é importante. No momento que se dá atenção a outra pessoa, já existe o retorno”, comenta.
A SMTEL está trabalhando para levar a oferta do projeto para outros locais do município. Uma nova atividade semelhante será iniciada em abril no bairro Getúlio Vargas, nomeada “Dança e Corpo em ritmo”. O projeto está com inscrições em aberto, que podem ser realizas na Smtel e também na associação de moradores do bairro Getúlio Vargas. Também está no planejamento a expansão do Projeto Bem Viver para o bairro Castelo Branco, que já possui local escolhido e liberação por parte dos bombeiros para a execução da atividade.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto/Arte/Capa: Divulgação PMRG