Soro antiofídico será disponibilizado no Pronto-Socorro da Santa Casa de Rio Grande
Estoques de soro antiofídico serão disponibilizados na área de Urgência e Emergência da Santa Casa de Rio Grande. A determinação foi estabelecida após reunião ordinária do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) realizada na tarde desta quarta-feira (6) em Arroio Grande. A proposta foi levada pelo secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, que é também o atual presidente do Conselho.
Hoje a população vítima de mordidas de animais peçonhentos (como cobras) em Rio Grande e áreas próximas, precisam se deslocar até o município de Pelotas para ter acesso ao soro. A retomada da disponibilidade do tratamento em Rio Grande visa diminuir o tempo de acesso do paciente ao soro desde o momento em que houve a mordida, o que nestes casos é crucial.
O material será encaminhado nos próximos dias pelo Ministério da Saúde, através da Regional de Saúde. O secretário de Saúde explica que a disponibilização do soro no Pronto Socorro da Santa Casa “será também referência para os pacientes de São José do Norte, Mostardas e Tavares”, completou Maicon.
Participaram da reunião do Conselho os secretários de Saúde da metade Sul do Estado. Na ocasião, recepcionados pelo secretário de Saúde de Arroio grande, Gilson Lemos.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação/SMS