SPA do HU-Furg não será mais exclusivo para pacientes com coronavírus
O Serviço deixa de oferecer leitos exclusivos para covid-19
Após quase dois anos do atendimento do primeiro paciente contaminado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), volta a atender, a partir do dia 14 de março, exclusivamente pacientes encaminhados pela Rede Básica de Saúde, para as especialidades de Clínica Geral e Cirúrgica. A medida foi tomada em razão da diminuição de casos de covid-19 em Rio Grande e região, bem como pela conclusão do período do contrato de trabalho dos empregados temporários destinados ao atendimento da demanda assistencial decorrente da doença.
No início da pandemia de covid-19, em 2020, a Ebserh realizou Processos Seletivos Emergenciais, possibilitando a contratação de 170 empregados para o HU-Furg. A contratação foi temporária, enquanto durou o estado de calamidade decretado pelo Governo Federal. Dessa maneira, com a finalização do contrato e o baixo número de internações, os 10 leitos exclusivos para covid-19 do SPA, voltarão a sua função original. Dessa maneira, o SPA do HU-Furg retornará ao modelo assistencial anterior, com 20 leitos oferecidos de forma referenciada, sendo três leitos de isolamento para doenças respiratórias, podendo atender pacientes positivos ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
Cabe lembrar que em março de 2020 o SPA foi reestruturado, sendo dividido em duas frentes, uma para continuar com o atendimento referenciado e outra para atender à demanda de covid-19. Durante os quase dois anos de funcionamento, foram realizados mais de três mil atendimentos no SPA Covid-19, sendo todos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Rio Grande e região.
Leitos de Isolamento
O Hospital continuará disponibiliza 21 leitos de isolamento, que além de outras doenças, poderão receber pacientes suspeitos ou infectados pelo novo coronavírus. Os leitos estão distribuídos da seguinte forma: 10 leitos na Clínica Médica, três no SPA, dois na Clínica Cirúrgica, dois na Maternidade, dois na Pediatria, um na UTI Pediátrica e um na Traumatologia.
O HU-Furg na pandemia de covid-19
O HU-Furg tem contribuído de forma significativa no enfrentamento da covid-19 em Rio Grande e região, realizando mais de 4 mil atendimentos a pessoas suspeitas ou confirmadas com a doença. Além disso, o Hospital implantou o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi), que realiza o processamento de testes RT-PCR (biologia molecular), por meio da análise das secreções respiratórias dos pacientes com suspeita de covid-19. Desde sua implantação o Ladi já processou mais de 31 mil testes e é referência para 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (3ª CRS/SES/RS).
Outro serviço importante oferecido pelo HU-Furg é o seu Ambulatório Pós-Covid-19, que conta com a participação de 22 profissionais do Hospital e da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS). O Ambulatório é pioneiro no Rio Grande do Sul, atuando de forma multidisciplinar e destinado ao atendimento dos pacientes adultos e pediátricos que foram infectados pelo coronavírus e que persistem com sintomas. Desde sua implementação, em 05 de outubro de 2020, foram realizados 1,2 mil atendimentos. Mais informações sobre o Ambulatório podem ser obtidas pelo telefone (53) 3233.8841.
Durante a pandemia, também, foram criados outros serviços: como Teleamamentação (Banco de Leite Humano), Telegestante (Centro Obstétrico), TeleAdesão (Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia) e Teleatendimento de Educação Física com o objetivo de estar próximo dos pacientes e esclarecer dúvidas sobre a necessidade de acessar o serviço de saúde durante o período de restrição de acesso ao HU.
Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh
Foto: Divulgação HU-Furg/Ebserh