Superintendente do Porto do Rio Grande prevê maior utilização da malha hidroviária
Fernando Estima propõe que complexo portuário seja mais integrado às hidrovias, para atrair cargas
O empresário rio-grandino Paulo Fernando Curi Estima foi nomeado diretor-superintendente do Porto do Rio Grande. A decisão está em ato assinado pelo governador Eduardo Leite e publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (24). Estima participou do processo de transição de governo analisando a estrutura hidroportuária gaúcha.
“Estive reunido por diversas vezes com o ex-superintendente Janir Branco, para conhecer a realidade da autarquia e colher as informações necessárias. A transição transcorreu de forma clara e serena”, destaca Estima.
O novo superintendente do porto afirma que dará prioridade a assuntos estratégicos para o desenvolvimento do Estado, como maior utilização da malha hidroviária, e os necessários estudos focados na renovação da delegação dos portos gaúchos junto ao governo federal.
Estima foi coordenador da Feira do Polo Naval, participou da construção do Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval e foi gestor da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da prefeitura de Pelotas nos governos de Eduardo Leite e Paula Mascarenhas.
“Tive diversas conversas (com Eduardo Leite) sobre o futuro do Porto do Rio Grande e a importância para a economia gaúcha. Estamos alinhados e com a confiança do governador construiremos um novo complexo portuário mais integrado às hidrovias e alavancando a atração de cargas”, acrescenta Estima.
Conforme orientação do governador Leite, as diretorias do porto serão ocupadas por perfis técnicos, com ampla experiência em seus setores (veja nomes abaixo). Os diretores deverão ser nomeados e empossados nos próximos dias.
“Com uma equipe técnica, poderemos administrar a Superintendência do Porto do Rio Grande com a qualidade que o mercado necessita e também preparar a renovação do contrato de delegação dos portos do Rio Grande do Sul avaliando, inclusive, as modificações que são propostas pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e pelo Ministério da Infraestrutura”, acrescenta Estima.
O novo superintendente explica que vai trabalhar de forma alinhada com as secretarias de Logística e Transportes, Governança e Gestão Estratégica e de Desenvolvimento, assim como com a Marinha do Brasil, Capitania dos Portos, operadores, terminais, sindicatos e trabalhadores na busca pela qualificação do complexo portuário.
Veja os profissionais convidados pelo novo superintendente para compor as diretorias do Porto do Rio Grande
- Diretoria de Gestão, Administrativo, Financeiro: Cristiano Pinto Klinger, coordenador-geral do Comitê Zonal Sul do Programa de Qualidade e Produtividade
- Diretoria de Infraestrutura e Operações: Eduardo Teixeira Neto, que tem mais de 35 anos de experiência na área de engenharia
- Diretoria de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde: Henrique Ilha, coordenador da Regional Sul do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
- Diretoria de Portos Interiores: seguirá Bruno Almeida, servidor de carreira da extinta SPH.
Texto e Foto: André Zenobini/SUPRG
Edição: SECOM RS