Trabalhos nos canteiros de 11 obras municipais serão retomados na semana que vem
Retomada será conduzida de forma gradual, observando os cuidados sanitários, e sob as condições de um termo de segurança
O município autorizou a retomada de 22 obras públicas que estavam suspensas pela pandemia da Covid-19. Destas, 11 entrarão em processo de reinício a partir da semana que vem. Entre elas estão obras da área da Educação, como a das escolas de educação infantil do Camping e ABC IX, e de Infraestrutura, como as obras de pavimentação e drenagem do BGV, entre outras. A listagem completa pode ser acompanhada no fim da matéria.
A secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Andréia Santos, explica que, nesta retomada, a preocupação primeira da Prefeitura é “para com a segurança em saúde, tantos dos trabalhadores das obras em si, quanto dos servidores da municipalidade, que atuam na fiscalização e monitoramento das obras, além das famílias que moram no entorno destes locais”, conta. E que por isto a municipalidade buscou equacionar todos os aspectos envolvidos e identificar em quais obras seria possível a retomada dos trabalhos.
Convém destacar que o decreto municipal que flexibiliza as medidas para a retomada de das atividades da construção civil estabelece que compete às empresas a responsabilidade para o atendimento aos critérios de prevenção contra a Covid-19. Contudo, “a prefeitura está trabalhando conjuntamente para que se possam ter cuidados ainda maiores nesses canteiros e para que as próprias empresas não venham a ter prejuízo”, acrescenta a secretária.
Um ponto fundamental para que seja possível a retomada dos trabalhos nos canteiros de obras foi a elaboração, pela Prefeitura, de um Termo de Compromisso e Segurança para assinatura das empresas responsáveis pelas obras. O documento estabelece uma série de cuidados para segurança, prevenção e controle da pandemia por coronavírus.
Uma das condicionantes deste termo, é que as empresas devem enviar um Plano de Ação para a Vigilância em Saúde, através do Gabinete de Programas e Projetos Especiais. No plano precisam estar contidas informações sobre jornada de trabalho, revezamento, horários, quantidade de trabalhadores, entre outras ações. Além disso, vinte medidas de prevenção do COVID-19 e protocolos de ação em casos de contaminação ou suspeita de contaminação estão descritos no documento para cumprimento obrigatório.
Alguns exemplos dos novos cuidados que as empresas e trabalhadores devem seguir são: medição de temperatura, utilização de máscaras, álcool em gel 70%, cuidados de higiene e limpeza das pessoas, dos espaços de trabalho e dos EPIs, segurança no processo de alimentação, assim como relatório diário das atividades de prevenção realizadas no canteiro. As empresas também poderão adotar revezamento de turnos, redução e alterações de jornadas para reduzir contatos físicos e a permanência de várias pessoas nos mesmos ambientes.
Para evitar a aglomeração no transporte coletivo, a empresa responsável deverá adotar horário de início e fim da jornada de trabalho fora dos horários de pico do transporte coletivo urbano. Em caso de não utilização do transporte público pelos trabalhadores, a empresa deverá apresentar alternativa e garantir os cuidados de prevenção durante o transporte de seus funcionários.
Grupo de Saúde para Acompanhamento das Obras Públicas
Pana alisar a adequação dos planos das empresas o município contratou um Grupo de Saúde, entre eles uma enfermeira, através de um convênio de Educação Ambiental com a FURG. Além de analisar os planos, essa equipe acompanha a adoção das medidas sanitária exigidas e promove junto aos trabalhadores envolvidos nas obras, oficinas de sensibilização, comportamento e prevenção à Covid-19.
Obras
- EMEF Santa Rosa
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 86,00%. Status: reinício autorizado.
- EMEI Camping
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO DA OBRA: 68,02%. Status: reinício autorizado.
- EMEI ABC IX
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO DA OBRA: 58,38%. Status: reinício autorizado.
- Quadra Poliesportiva da EMEF Zenir de Souza Braga
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 73,08%. Status: reinício autorizado.
- Muro no entorno da quadra e EMEF Assis Brasil
Status da obra; aguardando ordem de início.
- CIE
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 25,37%. Status: reinício autorizado.
- Reforma da Antiga Rodoviária
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 32,23%. Status: reinício autorizado.
- Ruas Vidal de Negreiros e Vieira de Castro
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 16,62%. Status: reinício autorizado.
- Rua São José do Norte
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 49,01%. Status: reinício autorizado.
- Complexo Junção
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 53,80%. Status: reinício autorizado.
- BGV
PERCENTUAL DE EXECUÇÃO: 13,04%. Status: reinício autorizado.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG