Transnorte informa encerramento das atividades
A Transnorte Transportes Aquaviários, empresa nortense, que presta serviços entre São José do Norte e Rio Grande, há mais de 40 anos, informou, em nota, no final da tarde desta segunda (23), o encerramento de suas atividades no prazo de trinta dias, a contar a partir desta segunda.
A empresa atribui a decisão em razão do endividamento que somente em 2020 chegou ao valor de 1,7 milhão e continuou a crescer. O comunicado apresenta que o encerramento das atividades também se deve a impossibilidade de aumento da tarifa, em cumprimento das ações judiciais. E ainda, segundo informa, diante da necessidade de redução de custos operacionais, outra razão para a suspensão das atividades, é não poder adequar a tabela de horários, por decisões legais, devido à queda no fluxo de passageiros durante a pandemia da covid-19.
NOTA OFICIAL COMUNICADO – Nº 03/2021
“A Transnorte Transportes Aquaviários, empresa nortense, que há mais de 40 anos conecta São José do Norte e Rio Grande por meio do transporte aquaviário, vem a público, com muito pesar, comunicar que o encerramento de suas atividades na travessia ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, a contar a partir desta segunda-feira (23/8/2021).
Como já fora informado anteriormente, a empresa perdeu a capacidade financeira de arcar com os custos operacionais do serviço, devido ao crescente endividamento, que chegou ao patamar de R$ 1,7 milhão em 2020.
Tal decisão se deve ao contínuo agravamento dessa situação – consequência da ausência de diálogo producente com os poderes Executivo e Legislativo e ainda do cumprimento às diversas decisões judiciais que impossibilitaram o aumento da tarifa e a adequação da tabela de horários com vistas a tão necessária redução dos custos operacionais diante da queda no fluxo de passageiros como reflexo da pandemia da Covid-19.
Tendo em vista que a viabilidade do transporte público como atividade econômica é alcançada através do equilíbrio entre Fluxo de passageiros X Custos Operacionais, e considerando a impossibilidade de assegurar o equilíbrio necessário, chegou-se ao colapso: o endividamento só aumenta e a empresa já não dispõe de recursos ou de crédito. De tal modo, não restará outra alternativa senão o encerramento da atividade como única solução possível.
A Transnorte, por meio de seus sócios, lamenta profundamente a situação e agradece imensamente aos profissionais e aos usuários do serviço, que realizaram a travessia ao longo desses 40 anos.
Outras informações podem ser obtidas nos canais diretos de atendimento ao usuário, os quais podem ser acessados: fisicamente, nos terminais de embarque; pelo Whats App (53 3032.1060), e por meio de formulário, no site.
São José do Norte, 23 de agosto de 2021.”
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação Transnorte