Transpessoal é a nova empresa de bilhetagem do transporte coletivo de Rio Grande
A Transpessoal é a nova empresa de bilhetagem do transporte coletivo de Rio Grande. A autorização de comercialização e venda de bilhetes pela Mais Rio Grande foi revogada desde o dia 11 de março.
Com a mudança, o secretário de município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, diz que o crédito existente no cartão anterior, ou seja, da Mais Rio Grande, poderá ser utilizado até 30 de abril. Depois deste período o cartão antigo não poderá ser utilizado.
Data limite para uso do cartão antigo, 30 de abril
Não haverá repasse dos créditos antigos para o novo cartão cartão. A data limite de uso dos créditos do cartão Mais Rio Grande é de 30 de abril. Segundo Castro, são sistemas diferentes e o período concedido da transição, é de 50 dias para que utilizem. Depois disso, mesmo quem ficar com créditos no cartão antigo, caso não utilize, perderá, pois não serão transferidos.
A partir do dia 01 de maio, somente será aceito o novo cartão, que já está sendo confeccionado pela Transpessoal.
Como fazer o novo cartão
Segundo a Prefeitura, quem possuí os cartões “Mais Rio Grande” deverá ir até a loja do “Sistema Rio Grande”, portando identidade e CPF, para adquirir gratuitamente o Cartão Rio Grande. A nova loja está localizada na rua General Bacelar, 503, esquina Pinto Lima, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
De acordo com a prefeitura, atualmente, os ônibus já operam com duas máquinas validadoras, a primeira realiza a leitura dos cartões da “Mais Rio Grande”, enquanto a segunda, realiza a leitura do cartão do novo sistema. Os veículos vão operar com os dois validadores até o final do mês de abril, e a partir do dia 1º de maio, será aceito somente o novo cartão do “Sistema Rio Grande”.
Funcionários de empresas
Para quem utiliza o cartão vale transporte recarregado pela empresa onde trabalha deve consultar o seu empregador para fazer o novo cartão.
Linhas e horários
O site e app da Mais Rio Grande já foram descontinuados. Momentaneamente os horários podem ser consultados no site https://painel.mobilibus.com/bus2you/home?p=3c19y, e no aplicativo “Bus2”, que passará por manutenção nesta segunda-feira (13), e estará funcionando normalmente, segundo a Prefeitura, a partir desta terça (14).
Todos que utilizam o transporte coletivo na modalidade de cartões precisam fazer o novo junto à empresa Transpessoal. A Transpessoal também está realizando as recargas.
Estudantes
De acordo com a Furg, ficou definido que os estudantes que recebem créditos de passe escolar pela Pró-reitoria poderão retirar seus novos cartões na Prae a partir do dia 13 de março, apresentando documento de identificação com foto, ou a partir de 20 de março na sala da CBVU no Centro de Convivência (CC) do Campus Carreiros.
Estudantes que possuem o cartão antigo (Mobicard) poderão retirar seus novos cartões na sala da CBVU no CC a partir do dia 20 de março, apresentando documento de identidade. Já os que não possuem o cartão Mobicard (novos cadastros) poderão solicitar a confecção dos cartões no mesmo local e data, apresentando atestado de matrícula, RG e CPF.
Para quem utiliza benefício de estudante, é necessário apresentar o atestado de matrícula quando comparecer na loja para adquirir o novo cartão.
Ainda ficou com dúvidas? Ligue para a loja “Cartão Rio Grande”: 3192-0052.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação
Gostaria de saber aonde, qual o site de compra de passagens ?
Como faço pra fazer recarga pelo site?
Gostaria de saber como faço pra recarregar pelo site
E os idosos como fica ,só a Identidade como diz a Lei do Idoso,ou tem algo diferente. No aguardo.
Porque meu cartão de ônibus seniior não deu acesso a catraca do ônibus ,com a mensagem de número invalido .Sendo que us para ir e para voltar não deu
Que absurdo. Tenho em torno de 380 reais no cartão e agora irei simplesmente perder todos os créditos? Isto é um roubo.
Pq o ônibus Cassino que vai para os bairros, passa direto pela parada em frente a kasaobra? Já é o segundo dia que o ônibus me deixa na mão no horário perto das 14h e ontem foi o horário perto das 9h . Nao basta só acenar para o motorista ?