Transporte coletivo implanta protocolo de segurança e amplia oferta de viagens diárias
Medidas buscam mostrar à população a segurança em andar de ônibus
“O público pode voltar com segurança a utilizar o transporte coletivo, estamos preparados para recebê-los bem”. A afirmação do Gestor Administrativo da Noiva do Mar Mobilidade, João Maiato, apoia-se nos estudos e artigos que concluem que andar de ônibus representa poucos riscos de contágio se cada um fizer a sua parte nos cuidados. E também no fato de que a empresa está lançando o Protocolo de Segurança, um conjunto de 16 itens visando garantir ao público a segurança para voltar a utilizar o transporte. Além disto, no próximo dia 8, terça-feira, o número de viagens diárias será ampliado em 12%, dando mais opções aos usuários.
O Protocolo de Segurança que será lançado no mesmo dia é formado por 16 normas diárias e segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS): higienização diária dos veículos na garagem com os mesmos produtos usados em hospitais; higienização na estação Tamandaré; uso obrigatório de máscaras; ônibus convencionais transitam com vidros abertos; incentivo ao uso do app CittaMobi para evitar aglomerações nas paradas; ônibus seletivos com assentos intercalados e 50% da capacidade; veiculação de campanhas de prevenção nos ônibus; manual de prevenção informativo para colaboradores; recargas do Cartão Mais via celular e app CittaMobi, com liberação nos ônibus em até 30 minutos; incentivo ao uso do Cartão Mais; distribuição de álcool gel e máscaras para a tripulação; atendimento na loja Mais por agendamento via site; medição de temperatura dos colaboradores na garagem; testagem da tripulação para Covid-19; vacinação dos colaboradores contra a gripe e afastamento dos funcionários do grupo de risco. Um e-book com as normas e orientações foi produzido e distribuído aos colaboradores da empresa.
LINHAS – Visando atender ao público com segurança, a Noiva do Mar vai ampliar em 12%, a partir do dia 8 de setembro, a oferta de viagens diárias. As atuais 555 viagens passarão a ser 620. De acordo com a gerente de Operações Edneuman Assunção, isto reduzirá o tempo de espera nas principais linhas e evitará aglomerações. A intenção da empresa é que as linhas serão ampliadas de acordo com o retorno das atividades, até chegar à normalidade anterior à pandemia. As alterações feitas nos itinerários neste período serão mantidas. A gerente solicita que os usuários baixem o app CittaMobi para uma melhor programação do tempo de espera.
SEGURANÇA – Roberto Sganzerla, consultor das principais associações brasileiras de transporte urbano, diz que tem sido divulgado e cobrado “de maneira irresponsável” que o transporte público é local de grande risco de contágio do coronavírus. Mas que não há qualquer evidência científica que comprove a afirmação. “A grande maioria das empresas tem adotado medidas de segurança à semelhança de outros setores como shopping centers, supermercados, restaurantes etc”, diz o especialista em Marketing do transporte, “portanto, o transporte público operado com protocolos e os passageiros fazendo a sua parte na prevenção, pode sim ser um meio seguro para a mobilidade urbana”.
Sganzerla cita diversos estudos, pesquisas e trabalhos internacionais e do Brasil, mostrando que o transporte coletivo é seguro. Entre eles, um estudo da Marcopolo e Universidade e Caxias do Sul/RS constatou que o volume de ar por pessoa dentro de um ônibus chega a ser 63% superior ao exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para renovação de ar em estabelecimentos comerciais como shopping centers, bancos, supermercados, academias e aeroportos, entre outros. Já no dia 28 de agosto, foi divulgada a 4ª edição do inquérito sorológico da cidade de São Paulo, realizado pela Universidade de São Paulo (USP), revelando que neste momento o risco de contágio pela Covid-19 é maior em residências com cinco ou mais moradores do que no transporte público.
Assessoria de Imprensa Noiva do Mar Mobilidade
Foto: Reprodução