NotíciasRio Grande

Transporte público entre Ilha dos Marinheiros e Rio Grande retorna utilizando balsa emergencial do Exército

A Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), comunica à população em geral que a Linha “051 – Interdistrital – Marinheiros / Palma” que realiza o trajeto entre a Ilha dos Marinheiros e o restante do território de Rio Grande retornou o atendimento nesta quinta-feira (18).

O acesso do ônibus coletivo à Ilha está acontecendo através da balsa instalada no local em parceria com o Exército Brasileiro. A primeira viagem nesse formato ocorreu hoje pela manhã, com saída do transporte intramunicipal às 8h45 da Estação da Quinta em direção ao suporte de travessia instalado nas margens da Lagoa. Já a segunda ocorreu às 15h, com saída do mesmo local. A tarifa do transporte público municipal é R$ 4,00.

A partir desta sexta-feira (19) o horário da travessia do ônibus dentro da balsa será outro no período da tarde. Os horários serão conforme o que se segue:

  • Manhã/8h45 – Saída da Estação da Quinta (situada Rua Dr. Nascimento, Quinta)
  • Tarde/14h – Saída da Estação da Quinta (situada Rua Dr. Nascimento, Quinta)

Ao descer da balsa na Ilha, o transporte faz a volta dentro da ilha de maneira circular e ao completar o trajeto retorna imediatamente para atravessar de volta ao outro lado.

A medida iniciada nessa quinta-feira visa oferecer uma alternativa para a retomada do transporte público até a localidade.

Processo para recuperação da ponte

A construção, que liga a localidade ao restante do território municipal, está interditada desde as enchentes do mês de maio, em virtude de riscos estruturais que fizeram parte da estrutura ceder. Desde então a Prefeitura Municipal veio realizando estudos para determinar sobre a recuperação da ponte.

Segundo o Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), após análise dos dados obtidos nos estudos a alternativa será por, primeiro, realizar obras de estabilização da estrutura. Neste momento, o GPPE e a Defesa Civil de Rio Grande já realizaram o cadastramento do processo de estabilização da ponte da Ilha dos Marinheiros junto ao governo federal e aguardam a liberação de recursos por parte da Defesa Civil Nacional para dar início aos trabalhos.

Enquanto isso, a população continuará contando com o apoio da balsa emergencial do Exército, cujo prazo inicial de operação de 15 dias deverá ser estendido, conforme tratativas que já estão em curso com o órgão das Forças Armadas.

O apoio da balsa emergencial do Exército deve durar até a implantação do serviço de uma outra balsa, solicitação também já cadastrado pela Prefeitura Municipal junto ao sistema da Defesa Civil Nacional.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.