UFPel apresenta crescimento no número de cientistas mais influentes no mundo
Foi divulgada recentemente a lista dos 2% de pesquisadores mais influentes do mundo, compilada por um grupo da Universidade Stanford a partir da base de dados Scopus. A lista inclui, segundo os autores, os/as pesquisadores mais citados de suas áreas (22 áreas) na ciência internacional. Neste ano a lista elencou os 195.656 pesquisadores mais influentes do mundo.
O estudo contempla duas avaliações dos pesquisadores. A primeira lista é composta pelos pesquisadores mais influentes quando se avalia o impacto da suas pesquisas durante toda a carreira acadêmica e a segunda lista é daqueles que foram os mais citados no último ano (influentes ao longo de 2021). O destaque aos cientistas está relacionado ao impacto de suas produções acadêmicas, avaliado a partir das citações de seus artigos.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Demarco, é importante destacar que a UFPel ao longo destes anos tem apresentado crescimento no número de pesquisadores incluídos e de novas áreas. “O crescimento demonstra o impacto internacional da ciência produzida na nossa instituição e a contribuição da UFPel para a sociedade, ainda mais em um período no qual o conhecimento é o principal valor de nossa sociedade”, disse.
Dos quase 200 mil pesquisadores, nesta última atualização, estão incluídos 844 brasileiros nos diferentes campos de conhecimento avaliados que se destacam como mais influentes em toda a carreira. A UFPel tem oito pesquisadores incluídos na lista (1% do total). Destes, sete pesquisadores estão vinculados à Faculdade de Medicina (FAMED), um à Escola Superior de Educação Física (ESEF) e um à Faculdade de Odontologia. O pesquisador da UFPel com melhor posicionamento no ranking, professor Cesar Victora, é o segundo brasileiro mais citado.
Além disso, na lista dos mais citados ao longo do último ano (2021), a UFPel tem 16 nomes, em diferentes áreas (Epidemiologia, Odontologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Química, e Educação Física). O professor Cesar Victora foi o brasileiro mais citado em 2021.
Os oito mais influentes ao longo da carreira
- Cesar G. Victora
- Aluísio J. D. Barros
- Pedro C. Hallal
- Joseph Murray
- Ana B. Menezes
- Fernando C. Barros
- Bernardo L. Horta
- Flávio F. Demarco
Os 16 mais influentes no último ano
- Cesar G. Victora
- Pedro C. Hallal
- Aluísio J. D. Barros
- Bernardo L. Horta
- Joseph Murray
- Elessandra R. Zavareze
- Suzete Chiviacowsky
- Flávio F. Demarco
- Fernando C. Barros
- Ana B. Menezes
- Álvaro R. G. Dias
- Iná S. Santos
- André R. Fajardo
- Rafael R. Moraes
- Éder J. Lenardão
- Tatiana Pereira-Cenci
Secom UFPel
Foto: UFPel