UFRGS disponibiliza ao Ministério da Saúde 20 ultrafreezers para armazenamento de vacinas contra a covid-19
Universidade candidatou-se para ser o centro logístico de distribuição de imunizantes no Rio Grande do Sul. Equipamentos poderão guardar cerca de 4 milhões de doses
A Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS concluiu nesta sexta-feira, 18, o levantamento da quantidade e das condições dos ultrafreezers existentes na Universidade aptos armazenar vacinas contra o novo coronavírus em temperaturas de até -80oC. Foram identificadas 15 unidades, sendo a maior parte localizadas no Instituto de Ciências Básicas da Saúde e as demais no Instituto de Biociências,na Faculdade de Agronomia, na Faculdade de Veterinária, no Instituto de Física e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Somam-se a essas, mais cinco ultrafreezers que estão em processo de compra e que deverão chegar em janeiro (4) e em fevereiro (1). No total, dispondo de 20 equipamentos de 550 litros, a UFRGS poderá armazenar aproximadamente 4 milhões de doses.
Cada equipamento custa em média R$ 138 mil. A UFRGS está usando recursos próprios para a compra de três unidades. Os outros dois ultrafreezers estão sendo adquiridos com recursos do convênio da Universidade com o Governo do Estado do RS para realização de testes de covid-19.
A estrutura de armazenamento em baixíssimas temperaturas, como exige a vacina da Pfizer/BioNTech, foi disponibilizada ao Ministério da Saúde (MS) no último dia 9 de dezembro, quando o reitor Carlos André Bulhões Mendes e o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Pereira Jotz, estiveram em Brasília. No encontro com o secretário, executivo adjunto do Ministério da Saúde, Jorge Kormann, Bulhões e Jotz afirmaram que a UFRGS poderá ser o centro logístico de distribuição da vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul.
O pró-reitor Jotz informa que as conclusões do levantamento foram encaminhadas para o MS e que, após a definição, por parte do Governo Federal, de quais vacinas serão aplicadas no País, a UFRGS pretende gestionar com outras instituições e com as parceiras da Aliança para a Inovação – PUCRS e Unisinos – a disponibilização de mais equipamentos.
Assessoria de Comunicação UFRGS
Foto: Divulgação UFRGS