UFRGS mantém 8ª posição no Times Higher Education para América Latina
Universidade melhorou pontuação geral, chegando a 83,1 pontos, resultado puxado pelo critério pesquisa que marcou 92,7. Lista é liderada pela Universidade Católica do Chile, enquanto Brasil possui um total de sete instituições entre as dez melhores
O Times Higher Education (THE) divulgou seu ranking de universidades latino-americanas. A UFRGS, pelo segundo ano consecutivo, ficou na 8ª posição geral, sendo a quinta entre as brasileiras. Os critérios avaliados envolvem citações, inovação, internacionalização, pesquisa e ensino. A melhor nota da UFRGS foi no item de pesquisa (92,7), seguido por citações (85,6), ensino (84,8), inovação (51,0) e internacionalização (35,5). A pontuação geral da UFRGS foi de 83,1, melhorando em relação à edição anterior, quando obteve 80,9.
A Universidade Católica do Chile lidera a lista com um total de 90,5 pontos, seguida pela Universidade de São Paulo, melhor brasileira, que alcança 89,2 pontos. Ao todo, o levantamento considerou 197 instituições em 13 países. De acordo com a THE, o ranking foi calibrado para refletir as características das universidades latino-americanas. A lista completa pode ser consultada no site da THE.
Primeiras 10 colocadas no levantamento da THE
- Pontifícia Universidade Católica do Chile
- Universidade de São Paulo
- Universidade de Campinas
- Universidade Federal de São Paulo
- Instituto de Tecnologia de Monterrey (México)
- Universidade Federal de Santa Catarina
- Universidade do Chile
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ascom UFRGS
Foto: Ramon Moser/UFRGS