UFRGS recebe 50 mil testes para diagnóstico de Covid-19
Testagem será para a comunidade da Universidade e para a população do RS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde, na tarde dessa quinta-feira, 7 de janeiro, 50 mil testes RT-PCR para o diagnóstico de Covid-19 para as equipes da Universidade e para população em geral. O pedido foi uma solicitação da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais. O material está armazenado no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), que tem organizado e executado toda uma dinâmica de trabalho e realiza testes desde abril do ano passado para prefeituras e instituições de todo o Rio Grande do Sul.
Para o Pró-Reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Pereira Jotz, iniciativas como essa reforçam a importância de a UFRGS estar em diálogo constante, não apenas com o Ministério da Educação, mas com outros órgãos do Governo Federal, “buscando o melhor para toda a sociedade, uma vez que essa é a missão maior da Universidade.” O pró-reitor informa que a economia gerada ao orçamento da Universidade pela doação destes testes é do valor de aproximadamente três milhões de reais.
Esses testes serão utilizados para diagnósticos de Covid-19 junto à comunidade da UFRGS e à população em geral do Rio Grande do Sul. Suplementarmente, informa-se que a UFRGS adquiriu em dezembro último mais dois leitores de RT-PCR, que são utilizados no processamento desses testes. As informações sobre os procedimentos e orientações para a testagem da comunidade da UFRGS devem ser buscadas junto às direções das Unidades. Os testes para a comunidade em geral serão realizados via atendimento na rede de saúde dos municípios.
Na ocasião do recebimento, além de Geraldo Jotz, estavam presentes: o reitor Carlos André Bulhões Mendes; o vice pró-reitor de Relações Institucionais, Maurício Viégas da Silva; a diretora do ICBS, Ilma Simoni Brum da Silva; o vice-diretor do ICBS, Marcelo Lazzaron Lamers; e as professoras Ana Paula Guedes Frazzon e Ana Claudia Franco, do Departamento de Microbiologia do mesmo Instituto.
Assessoria de Comunicação Social UFRGS
Foto: Divulgação