União de esforços assegura abastecimento e garante melhora do estoque de medicamentos
Conforme a coordenadora Rôde Gonçalves Hartwig, a demanda estava muito reprimida e providências precisavam ser tomadas
O esforço conjunto entre a Política de Assistência Farmacêutica (Cpaf) e a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, (3ª CRS), com sede em Pelotas, teve como consequência a melhoria do estoque e da distribuição de medicamentos na região. Conforme a coordenadora Rôde Gonçalves Hartwig, a demanda estava muito reprimida e providências precisavam ser tomadas.
“Estávamos vivendo o caos, os remédios começaram a faltar e tudo piorou em novembro e dezembro. Não podíamos entrar janeiro da mesma maneira”. Ela observa que o atendimento aos usuários “ainda não está 100%, mas diria que melhorou para 80%”.
Para que este resultado fosse alcançado, foi montada uma força-tarefa. Servidores da 3ª CRS viajaram a Porto Alegre para auxiliar o setor de suprimentos a separar os medicamentos destinados para os 23 municípios abrangidos pela coordenadoria, uma das maiores do estado.
A fim de resolver a situação da região, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, se mobilizou desde 16 de janeiro, data em que foi aberto o exercício financeiro de 2019 do governo do estado e a consequente liberação de recursos.
“Foi tudo bem rápido, o pedido pela força-tarefa foi feito sexta-feira (25) e na terça (29) a equipe já estava em Porto Alegre para fazer o trabalho”, explicou Rôde. Nessa quarta-feira (30), às 8h, um caminhão partiu da capital rumo a Pelotas com um carregamento de leite – uma das principais carências – e demais medicamentos.
“Precisávamos resolver este problema. As queixas eram diárias.” De acordo com a coordenadora, a junção de esforços assegurou a remessa do mês para a região. A secretária Arita Bergmann pretende estender este mesmo trabalho para as demais regiões do estado.
Além de Pelotas, a 3ª CRS abrange os municípios de Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
SECOM RS
Foto: Divulgação SES