Unidade de Saúde prisional adota medidas de enfrentamento ao coronavírus na PERG
A Unidade Básica de Saúde Prisional, em funcionamento desde março de 2013, dispõe de uma equipe multiprofissional e atua de forma 100% municipalizada junto a Penitenciária de Rio Grande (PERG). Desenvolve ações em atenção primária e especialidades, na área de HIV, Hepatites Virais, Tuberculose e Saúde Mental. Hoje a UBS conta com a trabalho de 15 profissionais: 2 Médicos; 2 Enfermeiros; 4 Técnicos de Enfermagem; 1 Odontólogo; 1 Auxiliar de Saúde Bucal; 2 Psicólogos; 1 Assistente Social e 1 Educador Social.
Neste contexto de pandemia de COVID-19, a UBS Prisional também tem adotado medidas de prevenção ao coronavírus junto a PERG. O cuidado se faz ainda mais necessário no local em função da grande concentração de pessoas na instituição, representadas, em sua maioria, pela população carcerária. Além disso, existe a precaução com os trabalhadores da penitenciária, como servidores da SUSEPE, administrativos e da área da saúde.
O secretário de Saúde, Maicon Lemos, avalia que todas as ações que possam minimizar a proliferação do vírus são de fundamental importância, principalmente em locais onde existe aglomeração de pessoas, como é o caso da Perg. “Neste momento todas as estratégias que possam mitigar a transmissão do novo coronavírus são fundamentais. No caso da população carcerária, a transmissibilidade é muito alta, pois existe a aglomeração de pessoas. Uma vez que um dos detentos tenha a doença, podemos ter, dentro de pouquíssimos dias, uma proliferação muito grande e um aumento significativo do número de casos. Então todas as medidas de prevenção que sirvam para controlar a situação de saúde desses pacientes é fundamental. O mesmo vale para os trabalhadores que atuam no local”, destacou.
Veja algumas das ações adotadas ou já desenvolvidas pela UBS Prisional no enfrentamento ao COVID-19
-Higienização do presídio, em dias alternados, realizada pela Secretaria de Município de Controle e Serviços Urbanos de Rio Grande;
-Isolamento de todos os detentos que chegam na PERG por 14 dias;
-Triagem diária de sintomáticos respiratório de todas as pessoas que acessam a PERG, incluindo servidores da SUSEPE e equipe de saúde;
-Atendimento prioritário às Síndromes Respiratórias;
-Desinfecção e higienização diária da UBS Prisional;
-Treinamento e organização de EPIs, conforme normas técnicas, para a equipe e servidores da SUSEPE;
-Vacinação da H1N1 para profissionais de saúde, pessoas acima de 60 anos, servidores da SUSEPE e BM;
-Redimensionamento da equipe prisional, com foco na Pandemia;
-Roda de Conversa sobre Coronavirus e uso adequado de EPIs com os servidores da SUSEPE;
-Reunião com os Diretores da 5 DPR, sobre Coronavirus (Atividade do Observatório Gaúcho de Saúde nas Prisões- FURG).
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação