Unimed realiza mais uma Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea
A Unimed Litoral Sul, através do Comitê Interno de Responsabilidade Socioambiental promoverá mais uma Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea no próximo dia 9 de Julho, das 14h às 17 horas, no Auditório da Cooperativa, situado na rua Aquidaban 692. A ação é aberta à comunidade e ocorre em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo comemorado em 6 de Julho. A Unicred Integração unidade Rio Grande é parceira da Campanha.
A campanha ocorrerá juntamente com o Hemocentro de Pelotas que disponibilizará um total de 100 cadastros. Muitas pessoas necessitam de transplante de medula óssea e a chance de compatibilidade de sangue é de um para 100 mil. A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por “tutano”, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
“Muitas pessoas procuram a nossa Unimed com a intenção de serem doadores. O objetivo é auxiliar o REDOME – Rede de Doadores de Medula à cadastrar cada vez mais possíveis doadores, com o objetivo final de salvar vidas”, comenta a assessora de comunicação da Unimed, Luciana Pacheco.
O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.
PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE CADASTRAR COMO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA
- Ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde;
- O CADASTRO consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na COLETA de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA);
- É preciso estar bem alimentado, não estar em jejum.
- Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
- Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;
- Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;
- Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação,
- Seu atual estado de saúde será então avaliado.
OBS: É necessário comparecer com documento de identidade.
Assessoria de Comunicação Unimed Litoral Sul
Foto: Divulgação/Unimed Litoral Sul