Universidade lança programa de divulgação científica
Objetivo é destacar importância das pesquisas feitas na instituição para a comunidade
Com o objetivo de ampliar a divulgação do conhecimento científico produzido na FURG, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e a Secretaria de Comunicação (Secom) somam esforços para transformar os avanços de pesquisa e inovação tecnológica desenvolvidos na universidade em conteúdo acessível ao máximo possível de interlocutores. O projeto “FURG: Ciência e Sociedade” irá contar histórias de pesquisas realizadas na FURG, mostrando a relevância desses trabalhos para o progresso da ciência, para o desenvolvimento econômico e para a melhoria da qualidade social e ambiental, principalmente da região.
Primeiro experimento de narrativas transmídia da Secom, a iniciativa vai explorar as possibilidades de interação e convergência que os canais de comunicação institucionais oferecem em termos de criação de sentidos e de diálogo entre a FURG e seus públicos. A veiculação de conteúdos da série começa em abril, destacando resultados importantes de pesquisas desenvolvidas na instituição.
A pesquisa nas universidades federais
O Brasil é um dos países com maior produção cientifica mundial. Sua posição oscila entre a 13ª e a 14ª, à frente de países desenvolvidos. Desta elevada produção, mais de 95% ocorrem em instituições de ensino e pesquisa públicas, das quais, aproximadamente 80% são universidades federais. Apesar desta grande contribuição para a geração de conhecimento e para o progresso da ciência por parte das universidades públicas, a sociedade, muitas vezes, desconhece as pesquisas e sua importância para o desenvolvimento econômico e bem-estar social e ambiental da região onde estão inseridas.
Corsan: exemplo de parceria a serviço da sociedade
Entre as pesquisas que se destacam na FURG, um caso de sucesso é o resultado de uma parceria entre a universidade e a Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan). No ano de 2013 a equipe da Propesp estabeleceu como estratégia ampliar as parcerias com a sociedade e para tanto, entre outras iniciativas, criou em 2014 o evento denominado “Workshop Mapeando Competências”, que tinha por finalidade apresentar, dentro de temas estabelecidos, as pesquisas realizadas na FURG que poderiam ser de interesse das empresas parceiras e gerar projetos de pesquisa aplicada, de extensão tecnológica e/ou de inovação.
Em 2015 a Propesp, com a participação do então pró-reitor Ednei Primel, da Diretora de Pesquisa, Ana Baisch, do Diretor de Inovação Tecnológica, Vinicius Oliveira e da Diretora de Pós-graduação, Rosilene Clementin, recebeu a visita do Diretor Técnico, Antonio Gomes, e do Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Corsan, Sérgio Pereira, com o objetivo de discutir o interesse recíproco das instituições em efetivar acordos de cooperação técnica que previssem projetos e em parceria com a FURG. Na reunião, a Corsan apresentou suas linhas de pesquisa, destacando temáticas que eram de seu interesse, tais como programas de treinamento técnico, consultorias e serviços tecnológicos, avaliação de conformidade de materiais, produtos e processos. Também ficou definido que a Propesp organizaria um workshop para promover o encontro dos profissionais da Corsan com os pesquisadores da universidade.
Em julho de 2015, a reitora da FURG, Cleuza Dias, e o Diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser, celebram um protocolo de intenções visando à colaboração recíproca nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Assim, em agosto do mesmo ano, foi realizado o workshop “FURG e Corsan – Mapeando Competências” no CIDEC-SUL, que contou com 32 participantes de várias unidades da Corsan ecerca de 70 participantes da FURG. Neste evento, foram apresentados 18 projetos em desenvolvimento na universidade que convergiam para a parceria com o objetivo de beneficiar à toda a sociedade.
Desde então, a FURG e a Corsan já assinaram seis convênios com objetos específicos para o desenvolvimento de pesquisas, produtos e processos, que são: 1) Aumento do conhecimento quanto ao uso e ocorrência de agrotóxicos e novos contaminantes em águas destinadas ao consumo humano nas regiões sul, litoral e serra do estado do RS; 2) Estudo do processo de obtenção de coagulantes; 3) Pesquisa de monitoramento de novos contaminantes – Ecotoxicologia; 4) Desenvolvimento de sistema de tratamento para remoção de arsênio, selênio e vanádio de água subterrânea empregando fotocatálise heterogênea; 5) Aplicação da técnica de respirometria para predição do desempenho da Estação de Tratamento de Efluentese Líquidos – SITEL; 6) Estudo da dispersão de esgotos urbanos na plataforma continental do Sul do Brasil.
Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo R. Secchi, esses projetos têm contribuído efetivamente para a melhoria dos serviços prestados pela Corsan e para o desenvolvimento de novos processos revertendo em benefício direto para a população gaúcha. Nos próximos dias, projetos como este serão divulgados para dar início à série de matérias do Programa “FURG, Ciência e Sociedade”.
Assessoria de Comunicação Social da FURG