NotíciasRio Grande

Universitários da FURG são Campeões Brasileiros de Robótica

Os estudantes da Equipe de Robótica Butiá BOTS (FBOT), formada por estudantes de graduação e pós-graduação da FURG, UFSM e do IFRS conquistaram o primeiro lugar na Competição Brasileira de Robótica (CBR) na cidade de São Bernardo do Campo que ocorreu de 17 a 22 de outubro, na Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI).

A premiação foi recebida na categoria @Home de Robôs que realizam tarefas domésticas e obtida com a Robô DoRIS, o nome remete a sigla em inglês Domestic Robotic Intelligent System, ou Sistema Inteligente Robótico Doméstico.

“O sentimento é difícil de explicar, parece não cair a “ficha” e talvez a gente ainda não tenha a dimensão dessa conquista. Trabalhamos muito em pouco tempo para nos superarmos, pois voltamos do Mundial no final de julho, de lá para cá foi muito trabalho para superar o desempenho no Mundial, para chegar muito forte neste brasileiro”, diz Jardel Dyonisio, um dos integrantes da equipe FBOT.

Os universitários já haviam conquistado o terceiro lugar na primeira participação no RoboCup Bangkok, o Campeonato Mundial de Robótica que aconteceu de 11 a 17 de julho este ano na Tailândia.

Na disputa final, a FBOT enfrentou a atual campeã mundial da modalidade, a FEI, que tinha a vantagem de estar no seu campus e com a torcida ao seu favor.

O evento aconteceu em formato híbrido (on-line e presencial) com entrada gratuita e aberta ao público.

De acordo com o coordenador da equipe, Paulo Drews – que acompanhou a competição de forma remota -, “as conquistas são sempre especiais e elas trazem a motivação e os desafios, pois somos agora o time a ser batido“, destacou o professor do Centro de Ciências Computacionais (C3).

O professor Rodrigo Guerra, também parte coordenação do time, destacou o seu sentimento: “é de orgulho, da certeza de que esses alunos estão prontos para atuarem na sociedade, e inovarem enfrentando problemas do mundo real”.

A CBR é a maior competição universitária de robótica do Brasil, realizada em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Voltado para estudantes do ensino superior, pesquisadores e pós-graduandos, é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente.

Dificuldades enfrentadas

Diante dos cortes de verbas das Universidades Federais, para conseguir arcar com as despesas da viagem, inscrição do evento, hospedagem e alimentação, a equipe FBOT, precisou de ajuda da comunidade em geral. O grupo realizou arrecadação através de vaquinha virtual, rifa, e contribuições através de doações por PIX.

Eles receberam ajuda da comunidade para as despesas em geral, o ônibus foi cedido através da Prefeitura do Rio Grande e o hotel com a ajuda da empresa Poatek de Porto Alegre (que emprega ex-membros da equipe e doou uma grande quantia para ajuda de custo), FURG e Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG.

O grupo conseguiu viajar entre 18 componentes que são dois times da equipe FBOT, atualmente há quatro times no total. Eles explicaram que gostariam de ter levado todos os times, no entanto, seriam oito pessoas a mais e devido aos recursos que tinham disponíveis precisaram limitar o número de integrantes envolvidos na competição brasileira. Jardel falou que a equipe está grata por todo auxílio: “Agradecemos muito o apoio de toda a comunidade e os patrocinadores”.

O próximo Mundial de Robótica acontece de 06 a 11 de julho de 2023 na França. As inscrições já estão abertas. Jardel conta que em breve pretendem iniciar uma nova campanha para arrecadação de fundos para que seja possível a participação do evento.

Sobre a equipe FBOT

A equipe de robótica do FBOT é uma iniciativa do grupo de automação e robótica inteligente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que busca o desenvolvimento de robôs móveis e autônomos para participar de campeonatos brasileiros e recentemente mundiais de robótica. Presente na categoria Kit Educacional (Lego), Desafio Petrobras, futebol de robôs (VSSS) e a categoria de robôs domésticos @Home utilizando a robô DoRIS.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM com acréscimo de informações da FURG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.