UPA da Junção oferece serviço de telemedicina
O projeto para incluir a telemedicina na UPA da Junção, apresentado no começo de maio ao Chefe do Executivo, Fábio Branco, foi concretizado com o início do serviço à população do Rio Grande e passou a ser oferecido, desde sábado, 12. A telemedicina é um atendimento médico especializado por meio de videoconferência e vai funcionar 24 horas por dia e todos os dias da semana. Conforme havia sido proposto, as especialidades médicas disponibilizadas são Cardiologia e Neurologia. Uma equipe com dez médicos estará à disposição para atender.
O projeto de telemedicina na UPA da Junção é desenvolvido pelo IBSaúde (Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano) – entidade que participa da gestão compartilhada daquela Unidade de Saúde – em parceria com o Centro de Neurologia e Neurocirurgia, CEANNE, e foi acolhido pela Prefeitura. Fábio Branco e a titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco acompanharam a primeira consulta para implantação do sistema.
Fábio Branco destacou que a iniciativa ocorre em um momento de tantos desafios como o da pandemia. “As referências são muito positivas com toda a situação que vivemos e todos os desafios que enfrentamos com a pandemia. Ficam nossos agradecimentos pelo IBSaúde ter iniciado o projeto aqui e pela lealdade e transparência”, disse Branco.
Zelionara Branco afirmou que o momento é histórico para Rio Grande, pois não existe outra modalidade semelhante em funcionamento na rede municipal de Saúde. “O serviço vem somar com a necessidade que temos de atendimento especializado e agilidade. Além de acelerar o trabalho da equipe de Saúde, vai trazer benefícios para o usuário, informando se ele tem condições de ser transferido, ser avaliado pelo sistema. Vai qualificar muito o atendimento”, disse.
Na UPA da Junção, a vice-presidente do IBSaúde, Caroline Medeiros cita que o projeto de telemedicina é um instrumento importante porque o usuário vai ter condições de ser atendido por um especialista em uma UPA. Ou seja, “ele vai ser atendido por dois médicos, sendo um o plantonista clínico geral e o outro o neurologista ou cardiologista, de forma remota. A consulta vai ser dada por videoconferência, em que o paciente e o médico plantonista conversam com o outro especialista por vídeo.”
Telemedicina
A telemedicina é uma modalidade de exercício de Medicina à distância, por meios digitais de comunicação. Permitida de forma restrita desde 2002, por resolução do Conselho Federal de Medicina, a prática foi expandida a todo o país por uma portaria do Ministério da Saúde e, depois, ratificada pela Lei 13.989. A medida permite que profissionais da saúde ofereçam consultas on line enquanto durar a pandemia do coronavírus.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação