Uso de máscara é obrigatório em farmácias e drogarias
A Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria da Saúde, reforça que continua obrigatório o uso de máscaras em drogarias e farmácias de manipulação na cidade do Rio Grande. O reforço para o cumprimento dessa medida surge em função de que alguns estabelecimentos estão descumprindo o que diz o Decreto Municipal 19.655, publicado na terça-feira (20).
Desde o começo do mês, a Vigilância orientou todas as farmácias da cidade quanto ao cumprimento do Decreto que reitera o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia da Covid-19 e mantém medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras em ambientes hospitalares e demais locais de serviços de Saúde, públicos ou particulares. A Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014, define que farmácia é um estabelecimento de Saúde.
A gerente da Unidade de Vigilância Sanitária, Josiane Beatriz Wruck cita que o descumprimento do Decreto pode acarretar Autuação por Infração Sanitária, gerando Processo Administrativo Sanitário, advertência ou multa. Ela lembra que tanto quem atende como quem se dirige a uma farmácia ou drogaria deve usar máscara. “Muitos desses estabelecimentos realizam testes para Covid-19”, salienta Josiane.
Alerta
Essa semana, a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou um alerta sobre o aumento de casos e mortes pela Covid-19 no município somente neste mês. Até a última terça-feira, foram registrados 606 novos casos, representando um aumento de 300% em relação ao mês anterior, e sete mortes pela doença.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Freepik