Uso de máscara em locais fechados não será mais obrigatório em Rio Grande
Em decreto publicado no final da tarde desta quarta-feira (30) a Prefeitura do Rio Grande torna opcional o uso de máscaras em locais abertos e fechados na cidade. O decreto número 18.952 é válido de 31 até 07 de março de 2022. No transporte público, seja coletivo ou individual, o item segue obrigatório.
A nova regra, que passa a valer a partir desta quinta-feira, leva em consideração segundo a Prefeitura do Rio Grande que o município está em um momento de estabilidade marcado pela redução do contágio e do registro de casos graves nas últimas semanas.
Ainda segundo o executivo outro aspecto que contribuiu para a decisão é a alta cobertura vacinal da população, que já beira os 80% para a segunda dose e 47% para a terceira aplicação.
Desde a segunda semana de março a Prefeitura já havia tornado facultativo o uso de máscaras em locais ao ar livre.
Para a secretária municipal de Saúde, Zelionara Branco a medida reflete o momento de baixa transmissibilidade e queda do número de casos ativos, porém ela ressalta que as pessoas não devem se expor a situações que possam gerar risco de contaminação.
“Se achar que o local onde está não tem ventilação adequada, tem muita gente ou alguém com sintoma gripal, o recomendado é não abrir mão da máscara”, afirma.
Conforme o decreto quem estiver com sintomas gripais fica obrigado a usar o acessório.
Decreto-18.952-Adota-Plano-de-Medidas-Temporarias
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Pixabay