Usuários do Restaurante Popular receberão cursos de qualificação profissional
Um acordo de cooperação entre a Prefeitura Municipal do Rio Grande, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e o Senac Rio Grande, vai oportunizar que pessoas em vulnerabilidade social assistidas pelo Restaurante popular recebam qualificação profissional em diversas áreas de atuação.
A assinatura do termo que formalizou a criação do Programa de Qualificação Profissional aconteceu nesta manhã, 10, na Prefeitura. O ato contou com a participação do prefeito Fábio Branco, do diretor do Senac, Tiago Radmann, do coordenador da ADRA, Cristiano Freitas, e da Assistente Social, Mônica de Biazzi.
O primeiro curso ofertado, na área de portaria e vigilância, terá início em de março e garantirá 20 vagas para usuários do Restaurante Popular. Para o prefeito Fábio Branco, a oferta de qualificação profissional está alinhada à necessidade de geração de oportunidades, crescimento e desenvolvimento da cidade e da população. “É muito importante podermos prestar este apoio, mostrar um caminho. É isso que temos que fazer: gerar emprego e renda para que as pessoas tenham mais perspectiva e vivam com mais qualidade”, diz.
Para o coordenador da ADRA, Cristiano Freitas, a parceria é o resultado de um trabalho que propõe integrar ações de assistência e de desenvolvimento social. Conforme Freitas, os usuários do Restaurante demonstraram grande interesse pela primeira formação. “Esta é a primeira qualificação de muitas que faremos ao longo do Programa. Nosso objetivo é ajudar as pessoas que realmente precisam. É possível ver que elas estão comprometidas e interessadas. Todos os dias recebemos alguma pergunta sobre quando o curso vai começar”, avalia o coordenador da ADRA, administradora do Restaurante Popular.
PRIMEIRA FORMAÇÃO
O primeiro curso profissionalizante oferecido pelo programa é denominado “Técnicas Básicas de Portaria e Vigilância” e terá início no dia 10 de março. Com um total de 15h/aula, o conteúdo ministrado nas aulas buscará preparar os alunos sobre técnicas de atuação que envolvem o atendimento ao público, posicionamento profissional, medidas em situações de emergência, distribuição de correspondências e encomendas, prevenção de acidentes e outros.
De acordo com o diretor do Senac Rio Grande, Tiago Radmann, Programa de Qualificação Profissional, prevê a oferta de outros 9 cursos de qualificação até o final de 2022. Todos os participantes receberão certificação.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Richard Furtado