UTI Pediátrica completa um ano em funcionamento
Unidade iniciou as atividades em maio de 2017
Os dias 02 e 22 de maio são datas memoráveis para o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), especialmente para a UTI Pediátrica. Em 2017, no dia 02 de maio, a UTI Pediátrica foi aberta para o atendimento à população e, no dia 22, foi realizado o descerramento da placa inaugural da Unidade.
Em um ano, foram realizadas 111 internações de crianças maiores de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias, sendo: 93 pacientes de Rio Grande (83,78%); 10 pacientes de São José do Norte (9%); 04 pacientes de Santa Vitória do Palmar (3,6%); 01 paciente de Piratini (0,9%); 01 paciente de Minas Gerais (0,9%); 01 paciente de Tavares (0,9%) e 01 paciente de Santa Rosa (0,9%). As informações foram obtidas pelo Sistema Integrado de Gestão Hospitalar (SIGH).
O local conta com 10 leitos equipados com monitores vitais e aparelhos de ventilação mecânica, sendo cinco disponíveis para ocupação, em uma área de 221,70m². A equipe multidisciplinar é composta por médicos pediatras, enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na unidade.
Depoimentos
“Há um ano o HU-FURG/Ebserh concretizou um projeto pensado e executado por um grande número de pessoas, com corações e mentes abertos, para a realização de um sonho que seria a criação de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, uma necessidade de toda uma comunidade e região. Um esforço recompensado diariamente com vidas que ganham uma nova oportunidade de permanecer entre nós. É uma grande satisfação e orgulho contarmos com a nossa UTI Pediátrica, nosso eterno agradecimento a todos que colaboraram e àqueles que hoje fazem parte desta família, que possamos comemorar muitas datas como esta. ” Sandra Crippa Brandão, Superintendente do HU-FURG/Ebserh
“A implantação da UTI Pediátrica foi uma das principais lutas da Associação das Amigas do Hospital Universitário do Rio Grande, que durante 13 anos trabalhou para que esse sonho fosse realizado. Destacamos o apoio fundamental de toda a comunidade rio-grandina. Nosso Grupo está orgulhoso em ver que tantas vidas estão sendo salvas. Acreditamos que ‘um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade’, é assim que conquistamos nossos objetivos e auxiliamos na melhoria do atendimento prestado a população pelo HU-FURG, único hospital 100% SUS de Rio Grande”. Liana Spotorno, presidente das Amigas do HU
“Sobre sonhos…
Um dia alguém, que eu desconheço, teve um sonho. Este alguém espalhou as sementes deste sonho por aí, e esperou ansiosamente que elas brotassem e que o sonho se tornasse realidade. Mas nem todos os sonhos podem se tornar realidade imediatamente.
Passaram-se os meses e os anos, e as sementes deste sonho permaneceram germinando lentamente. Por vezes, sendo estimuladas pelas pessoas que também passaram a compactuar do mesmo sonho; e em outros momentos sendo cerceadas pelo mundo desafiador onde estas sementes precisavam brotar.
Até que um dia nós nos encantamos pelo sonho deste alguém que eu desconheço, assim como tantas outras pessoas também se encantaram. E os que eram ‘alguns’ foram se tornando ‘muitos’, e as sementes finalmente tornaram-se frutos.
Hoje, 22 de maio de 2018, dia em que comemoramos o primeiro aninho de nosso filho UTI Pediátrica do HU-FURG, comemoramos por termos colocado nossos nomes na história. Não na história do Hospital Universitário que tanto amamos, tampouco na história de Rio Grande e do estado do Rio Grande de Sul. Colocamos nossos nomes na história das famílias que temeram perder seus filhos. Colocamos nossos nomes na história de Pedros, Marias, Sophias, Lucas e tantos outros que, por algum motivo, ficaram entre a vida e a morte e que precisaram das pessoas certas no lugar certo.
Ao longo deste ano nós mudamos nossos nomes e adotamos uma nova identidade que se resume em uma única palavra: esperança. Esperança de segurar o filho saudável novamente no colo. De vê-lo brincando com seu brinquedo favorito. Esperança de vê-lo sorrir ao andar de balanço. Esperança em ver que toda essa fase ruim vai passar e em breve ele vai correr pela casa novamente.
E como não se emocionar, orgulhar e motivar sabendo que somos esperança?!?!
E por sermos esperança aprendemos que a luta que travamos não é somente pela vida ou pela qualidade de vida, mas pela dignidade humana. E é a busca pela dignidade humana que nos move, que nos faz sorrir, que nos emociona, que nos faz chegar ao trabalho motivados e ir embora repletos de orgulho do que somos juntos.
Fica aqui meu singelo registro do orgulho que sinto pelo caminho que trilhamos e da gratidão que tenho às pessoas que nos permitiram sonhar e ajudaram a transformar este sonho em realidade.
Muitos desafios virão e serão superados. Muitos medos surgirão e serão sobrepujados. E o sonho se manterá vivo, pois agora nos chamamos esperança.” Heitor Biondi, Enfermeiro Líder da UTI Pediátrica
“O que falar sobre a UTI Pediátrica do HU-FURG? Bom, há pouco mais de dois meses fui ACOLHIDA nesta unidade que, até então, eu só ouvia falar a respeito nos noticiários da região, e não tinha ideia do tamanho desta LUTA! Por que ACOLHIDA (com letras garrafais)? Porque quando cheguei nesta unidade me senti abraçada por toda a equipe! E é assim que todos se sentem quando chegam lá! Profissionais de todas as áreas, crianças de todas as idades e pais que vivem o seu pior pesadelo! Nos momentos de maior fragilidade dessas famílias, esta equipe de ouro está lá para ajudar! Equipe competente, unida e que ama o que faz! Parabéns a todos os responsáveis por este ano de luta! Vida longa à UTI Pediátrica!” Rita Echevengua, Enfermeira
“Vou começar minha história com um sentimento de satisfação e pura realização profissional por trabalhar em um lugar, em uma unidade que faz muita diferença na vida de muitas pessoas. Quando fui convidado para trabalhar na UTI Pediátrica do HU-FURG, no primeiro momento, disse ‘não’! Não aceitei o convite porque minha experiência profissional com crianças era pouca e também por medo. Sim, medo de trabalhar com crianças, medo de errar, medo de machucá-las… fui para casa, pensei e, no outro dia, fui para o trabalho decidido no que iria fazer, aceitei trabalhar na UTI Pediátrica! E digo que foi uma das melhores escolhas profissionais que já fiz. É maravilhoso trabalhar com as crianças e, às vezes, me pergunto por que não havia escolhido trabalhar com as crianças há mais tempo. As pessoas que trabalham, que fazem parte da equipe da UTI Pediátrica me receberam de braços abertos e são pessoas extremamente dedicadas ao trabalho e às crianças. É um privilégio trabalhar com essas pessoas.
Dentro desta Unidade existe uma mistura de sentimentos inexplicáveis, porém, só um sentimento é o maior deles todos, que é o sentimento de alegria e gratidão de ver as crianças indo embora para suas casas com suas famílias felizes. Esse sentimento é incrível e me emociono. Mas, às vezes, passamos também por momentos de angústia e aflição por ver uma criança em um quadro clínico grave e tentamos fazer o possível para manter bem essa criança e seus familiares. Sendo assim, essa é minha pequena história que enche meu coração de alegria em poder ajudar esses pequenos serumaninhos.” Cristian Davi Mello Sabbado, Técnico em Enfermagem
“Deixo aqui um pequeno relato sobre minha experiência na UTI Pediátrica … Conhecia um pouco da história da UTI Pediátrica pela mídia, sei que foram necessários mais de uma década para tornar este sonho realidade… Fui convocada pela EBSERH e convidada a fazer parte desta equipe, foi então que conheci de perto este sonho que virou realidade, com relatos de experiências, histórias, momentos especiais, alegrias… Confesso que tive medo. Medo do desconhecido, medo de trabalhar com os pequenos, medo de não conseguir… Hoje, esse medo se transformou em motivação! Motivação de acordar cedo todas as manhãs e tentar fazer a diferença na vida dessas crianças e famílias, que neste momento delicado de suas vidas, depositam em nós confiança e esperança.
Sou grata por fazer parte desta equipe, que trabalha com carinho e não mede esforços para o bem-estar desses pequenos. Que nesse um ano fez e continuam fazendo a diferença na vida de tantas crianças e suas famílias. Obrigada a toda equipe de enfermagem que mesmo num momento de mudanças me acolheu de maneira carinhosa. Deixo aqui meu agradecimento de coração a todos da UTI Pediátrica pela oportunidade e confiança, e dizer que em pouco tempo este lugar me proporcionou um enorme crescimento profissional e pessoal.” Mari Helen Mendes, Enfermeira
Histórico
O projeto de instalação da UTI Pediátrica no HU-FURG iniciou com a campanha lançada pelas Amigas do HU, em 2004. Posteriormente, houve a apresentação da proposta na Consulta Popular do Orçamento Participativo de 2005, sendo aprovado como prioridade por se tratar de uma necessidade da população local. Desde a época, diversas entidades uniram forças e se mobilizaram a fim de juntar os recursos financeiros necessários para a adequação do espaço às demandas da UTI Pediátrica.
Em 2010, o HU passou a integrar o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (ReHUF), destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais e integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos termos do art. 4º da Lei nº 8,080, de 19 de setembro de 1990. Diversas obras foram desenvolvidas, como a conclusão da UTI Pediátrica, em 2011.
Com a infraestrutura física da UTI Pediátrica pronta, começaram as tratativas para viabilizar a abertura da unidade. Na busca por recursos humanos, foram realizadas diversas ações, dentre elas, a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg) lançou três editais de concurso público para suprir o quadro de profissionais especializados, sendo que em 2012 e 2013 não houve inscrições e em 2014, não houve aprovados. No mesmo período, foram realizadas outras tratativas com a FURG e Secretaria de Município de Saúde (SMS) para contratação e cedência de profissionais, que não completaram o quadro necessário.
Em 2013, com a mobilização popular e de entidades, foram contratados técnicos de enfermagem e enfermeiros. Entretanto, o início não foi possível pela falta de médicos especialistas. Com a impossibilidade de ativação da Unidade, os trabalhadores foram distribuídos em unidades onde havia insuficiência destes profissionais.
Em 2015, com a adesão à Ebserh e a consequente realização de concurso público e nomeações, foi possível ter um quadro de profissionais adequado ao que pede a legislação para o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Em 02 de maio de 2017, a UTI Pediátrica iniciou o atendimento à população, sendo oficialmente inaugurada em 22 de maio do mesmo ano, com a presença da reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias; do presidente da Ebserh, Kleber de Melo Moraes; e diversas autoridades municipais, estaduais e nacionais.
Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh