Vacina bivalente é ampliada para pessoas com deficiência permanente
Também serão vacinadas as crianças a partir de 6 meses a 4 anos, que recebem as doses somente no Posto IV Canalete; crianças até 11 anos; adolescentes; e adultos
O cronograma de vacinação contra a Covid-19 divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde no município do Rio Grande, com validade a partir de segunda-feira (27) e até sexta-feira (31), inclui a imunização com a vacina Bivalente da Pfizer para as pessoas com deficiência permanente. Com a mesma vacina podem ser vacinados os idosos com 60 anos ou mais, as gestantes e puérperas e pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais. Todas devem ter recebido, ao menos, duas doses contra a Covid-19, há quatro meses.
Na programação da semana, também são contempladas as crianças a partir de 6 meses a 4 anos, que recebem as doses somente no Posto IV Canalete. Para as demais faixas etárias, incluindo adolescentes e adultos, todos os postos de Saúde estarão vacinando no horário habitual dessas unidades. (Confira toda programação em anexo.)
Deficiência Permanente
Serão contempladas com a vacina Bivalente Pfizer, no grupo das pessoas com alguma deficiência permanente, as que estão cadastradas no BPC (Programa Benefício de Prestação Continuada).
Considera-se pessoa com deficiência permanente aquela que tem impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para locomoção; com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, ainda que com uso de aparelhos auditivos; com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; com deficiência intelectual permanente que limite suas atividades habituais; e com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
As pessoas que não possuem cadastro no BPC, podem comprovar a deficiência com laudo médico ou comprovante de aposentadoria em decorrência da deficiência.
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO - 27 a 31 de MARÇO
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação