NotíciasRio Grande

Vacinação contra a Covid-19: até 29/01 foram aplicadas 2171 doses de CoronaVac e 179 da vacina Oxford/AstraZeneca

A Prefeitura do Rio Grande, por meio do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria de Saúde (SMS), informa à comunidade a respeito da vacinação contra Covid-19, em andamento no município. Veja, abaixo, os dados atualizados até sexta-feira (29).

Doses de CoronaVac aplicadas até 29/01

Profissionais da saúde: 1400 

Pessoas em ILPIs e trabalhadores dos locais: 662 

Indígenas: 10 

Pessoas em residências inclusivas e trabalhadores dos locais: 99 

Total: 2171

Doses de Oxford/AstraZeneca aplicadas até 29/01

Profissionais da saúde: 179 

Sobre a vacina de Oxford/AstraZeneca

A secretária de Saúde, Zelionara Branco, explica que os frascos da vacina Oxford/AstraZeneca foram enviados em “apresentação multidose”, sendo que cada frasco contém 10 doses, diferentemente do que ocorre com a CoronaVac, recebida com doses individuais. Por isso, a gestão dos imunizantes tem sido feita de maneira diferenciada. Segundo ela, após aberto o frasco da Oxford/AstraZeneca, as doses têm validade máxima de até 8h, e se elas não forem utilizadas neste período, deverão ser descartadas.  

Ainda conforme a secretária, do total de 2 mil doses de Oxford/AstraZeneca, 500 já foram encaminhadas para o HU. Outras 500 estão reservadas para a Santa Casa, sendo que 250 já estão com a instituição.  A Santa Casa optou por levar, por enquanto, metade das doses reservadas em função do armazenamento das embalagens.  

Zelionara também ressalta que, devido ao cuidado necessário com os frascos da vacina Oxford/AstraZeneca, tem ocorrido maior demora no repasse das planilhas com o número de doses aplicadas, mas que isso não significa que a imunização não esteja sendo realizada.

Novo lote de CoronaVac

A gestora da SMS revelou que ainda nesta semana mais 550 doses de CoronaVac serão encaminhadas para Rio Grande. A expectativa é que a remessa seja recebida na quinta-feira (04). Elas também serão utilizadas para a imunização dos profissionais da área da saúde. “Com essas novas doses, podemos alcançar cerca de 60 ou 65% de trabalhadores da saúde vacinados”, afirmou. 

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.