Vacinação contra a Poliomelite alcança 43,84% em Rio Grande
A Vigilância Epidemiológica em Rio Grande vacinou 4.689 crianças contra a Poliomielite, na faixa de 1 a 5 anos incompletos, até a última terça-feira (4). Esse total equivale a 43,84% das 10.694 crianças nessa faixa, aptas a receberem as gotinhas contra a doença. Desde o começo da campanha nacional de vacinação contra a Poliomelite, a Secretaria tem intensificado a busca ativa nas escolas para aumentar os percentuais.
A dirigente do Núcleo de Imunizações da Vigilância, Valéria Risso esclarece que Rio Grande está realizando um movimento de vacinação contra Poliomielite em escolas públicas e privadas, desde o dia 19 de setembro, o que culminou com uma média de 400 crianças imunizadas.
“Quando visitamos as escolas aproveitamos para avaliar a carteira de vacinas e enviar orientação aos responsáveis sobre vacinas em atraso. Temos percebido um discreto, porém, crescente movimento de busca aos Postos de Saúde após a visita dos profissionais”, ressalta Valéria. As vacinas são administradas com autorização assinada pelos responsáveis, cujo documento foi enviado previamente, e com a apresentação da Caderneta de Vacinação.
O Núcleo de Imunizações avalia dar continuidade a este processo de vacinação nas escolas, tanto para a vacina contra a Covid-19 como para as demais vacinas do calendário vacinal de crianças e adolescentes. “Este processo é um pouco mais complexo, pois necessitamos da presença dos responsáveis na escola no momento da vacinação”, explica a dirigente. O Núcleo tem firmado parcerias com os representantes da Secretaria da Educação no município, a fim de dar divulgação sobre a necessidade de se manter as vacinas atualizadas, bem como pela manutenção da saúde da população e dos demais usuários, evitando que doenças já erradicadas voltem a causar danos à população.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação