Variante Delta: Comitê Técnico Regional da Azonasul emite Nota Técnica
O Comitê Técnico Regional da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), região 21, emitiu Nota Técnica considerando a variante Delta do coronavírus já detectada em alguns Municípios do Estado, como por exemplo, Porto Alegre. Apesar da nova variante ainda não ter sido diagnosticada na região, diante da celeridade da contaminação observada , das incertezas apresentadas e da necessidade de ampliação de testagem através de Teste Antígeno, o Comitê Técnico da Região 21, decidiu, após reunião com o Coordenador, Favio Telis, recomendar medidas aos Prefeitos e Gestores da Saúde.
As recomendações são para que os municípios da região mantenham os mesmos protocolos e decretos emitidos na última semana; realizem ampliação de testagem através do Teste Antígeno, do maior número de pacientes; manutenção em retaguarda de UTI´s, para o enfrentamento da nova variante, caso seja necessário e a manutenção dos Centros de Atendimento a Síndromes Gripais, assim como de suas equipes.
O Comitê também sugeriu encaminhamentos junto aos Governos Estadual e Federal. Entre as solicitações, estão a busca de informações junto a ANVISA ou Ministério da Saúde, sobre a possibilidade de uma terceira dose da vacina; pedido de prorrogação ao Ministério da Saúde da Porta Ministerial, por mais três meses de recursos para manutenção dos Centros de Atendimento Covid-19; encaminhamento ao Governo do Estado, para conhecimento dos critérios adotados pelo Gabinete de Crise de avaliação da infecção da nova Variante Delta e pedido à Secretaria Estadual de Saúde, de recursos para aquisição dos testes antígenos.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação (foto de antes da pandemia)