Ventos de mais de 99 km/h, queda de postes e bairros de Rio Grande sem energia elétrica
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta de chuvas fortes, acompanhada de descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos de 60 km/h para a metade Sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (08). A cidade do Rio Grande já registou nesta manhã vento de 99,71 km/h.
A CEEE-D Grupo Equatorial, informou em nota, que somente na região Sul são 50 mil clientes sem energia elétrica. Segundo a Companhia, os municípios mais atingidos são Rio Grande, Jaguarão, Arroio Grande, Pedro Osório, Herval Grande, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Candiota e Pinheiro Machado.
Várias localidades do Rio Grande já estão sem abastecimento de energia. Entre elas, a Ilha da Torotama em que o fio de poste de energia arrebentou, no Cassino a região do Parque Guanabara possui postes caídos. No balneário, o Camping, também não há energia. Outros bairros que também estão sem energia são: Cidade Nova (parcialmente), Cohab IV, São João, Santa Rosa, Jardim do Sol, Castelo e Bulcholz (segundo moradores a energia está falhando).
A Defesa Civil do Rio Grande informou que está com as equipes à disposição da comunidade para o atendimento de de ocorrências ocasionadas pela chuva e vendaval que passam da região.
Segundo o Ordenador da Defesa Civil do Rio Grande, Rudimar Machado, o órgão está com muita demanda de chamados nesta quarta-feira. As solicitações são para auxílio com queda de árvores, postes e destelhamento de residências.
Para emergências ligue: 199 ou (53) 99947-2509
Contatada sobre a situação dos bairros e localidades do Rio Grande, a CEEE-D Grupo Equatorial emitiu uma nota.
Nota da CEEE-D Grupo Equatorial
A CEEE-D, empresa do Grupo Equatorial Energia, informa que 111 mil clientes estão sem energia, em toda a área de concessão da companhia, em razão da chuva forte, vento e descargas elétricas, intensificados na madrugada de hoje. O trabalho das equipes de campo ocorre desde a madrugada e as principais ocorrências neste momento estão concentradas na Região Sul, Litoral Norte, Campanha, Centro Sul e Litoral Sul.
São 50 mil clientes sem energia na Região Sul, 21 mil no Litoral Norte, 21 mil no Litoral Sul, 15 mil na Campanha e 4 mil na Região Centro Sul. Os municípios mais atingidos são Rio Grande, Jaguarão, Arroio Grande, Pedro Osório, Herval Grande, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Candiota e Pinheiro Machado.
A CEEE, desde o início da ocorrência atuou em estágio de plantão e ampliou sua capacidade de atendimento, trabalhando sempre com agilidade e segurança a fim de restabelecer o serviço no menor tempo possível. A estrutura emergencial será mantida até que todos os clientes estejam com o fornecimento regularizado.
Informações de falta de energia podem ser feitas enviando um SMS com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora, que pode ser encontrado no canto superior direito da fatura de energia, para 27307.
Em suas casas, principalmente as que tiverem sido destelhadas, o cliente deve evitar contato com a fiação elétrica solta nas ruas, que pode estar energizada. Em situações como esta, de outros cabos caídos, de galhos ou de árvores próximos à rede, a orientação é entrar em contato com a concessionária, pelo telefone 0800-721-2333.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Redes Sociais (região do Parque Guanabara)