Vereador havia alertado Prefeitura sobre condições da ponte da Ilha dos Marinheiros
Na última quarta-feira (22) a ponte que liga a cidade do Rio Grande à Ilha dos Marinheiros sofreu danos que comprometeram parte de sua estrutura. De acordo com a Prefeitura, os danos só poderão ser averiguados de forma minuciosa assim que o nível da Lagoa dos Patos for normalizado. Diante da altura da Lagoa na estrada, devido à enchente, o acesso para a Ilha dos Marinheiros só está sendo possível desde o início das cheias, por barcos ou helicóptero. Até o momento, cerca de 350 famílias optaram por permanecerem em suas residências.
O vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB) aprovou, em maio de 2023, um Requerimento nº 300/2023, solicitando que o Executivo realizasse uma inspeção técnica nas pontes de acesso às Ilhas para verificar as condições de suas estruturas e, segundo explicado, possivelmente, evitar maiores consequências para a comunidade. Neste momento, o parlamentar disse que alertou a Prefeitura, após receber as reclamações da comunidade, dos riscos representados pelas condições em que a ponte se encontrava.
“Em maio do ano passado recebemos denúncias das condições precárias em que a ponte se encontrava. Aprovamos um requerimento solicitando que não só esta, mas todas as pontes das ilhas fossem inspecionadas para que pudessem ser reparadas através de alguma obra emergencial, caso a inspeção apontasse como necessário. Recebemos um aceno positivo da prefeitura, mas infelizmente um ano inteiro se passou, nada foi feito e as consequências chegaram”, lamentou o vereador. E completou: “Esperamos que, agora, frente a esta situação urgente, a Prefeitura possa tomar as devidas providências”.
Em resposta ao requerimento do vereador Juquinha, o Executivo Municipal encaminhou a mensagem nº 256 em 13 de junho de 2023, informando que havia sido solicitado ao Gabinete de Programas e Projetos Especiais – GPPE a realização de um termo de referência para a contratação de estudos que averiguassem a situação das pontes.
Jornalista/Assessora Parlamentar Nicole Soares Corrêa
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp