Vereador solicita suspensão do novo padrão de ligação de água da CORSAN
A Câmara de Vereadores aprovou na última terça-feira, 16, o requerimento nº 197/2021 de autoria do vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB). O requerimento solicita a suspensão do novo padrão de ligação de água, exigido pela Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) desde setembro de 2020.
De acordo com a exigência, os usuários da CORSAN devem adequar-se à nova padronização, obrigatória para novas instalações e para alterações no local de ramal de água. Para executar a nova ligação, o contribuinte deve realizar solicitação junto à CORSAN, adquirir a caixa de proteção de hidrômetro no padrão exigido, pagar o material de construção necessário e contratar mão de obra especializada.
Conforme a pesquisa realizada pelo vereador Juquinha, este procedimento gera um gasto aproximado de R$ 956,95 (novecentos e cinquenta e seis reais e noventa e cinco centavos), valor este que representa uma diferença de 732% a mais, se comparado ao modelo antigo. “Não somos contrários à padronização, mas consideramos que, frente à pandemia e crise financeira que atravessamos, onde o Governo Federal busca disponibilizar mais parcelas do auxílio emergencial para suprir as necessidades básicas da população, este não é o momento de impor novas despesas ao consumidor”, justificou o vereador.
O vereador Juquinha questiona, ainda, o motivo pelo qual somente uma empresa está credenciada a fabricar e fornecer a caixa de proteção de hidrômetro no padrão CORSAN, no Rio Grande do Sul. “Gostaria de registrar que realizamos uma reclamação junto à ouvidoria da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS e também apresentamos ao Promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan os nossos questionamentos quanto ao credenciamento de apenas uma empresa para a execução do serviço e fabricação da caixa, considerando que, em estados vizinhos, há mais empresas credenciadas”, destacou o vereador.
O requerimento, aprovado com 19 votos, solicita a suspensão da exigência do novo modelo de instalação de novas ligações e troca de ramais de água. O pedido é para que a nova exigência da CORSAN seja suspensa enquanto se estender a declaração de estado de calamidade pública em todo o território estadual, devido à pandemia do novo coronavírus.
Assessoria Parlamentar Vereador Juquinha
Foto: Divulgação