Vigilância Ambiental busca novos focos do mosquito da dengue neste sábado em Rio Grande
A Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura do Rio Grande informa que, em função do número de 65 focos identificados até o momento, estará estendendo suas atividades no controle vetorial do aedes aegypti neste sábado (30). As visitas às residências ocorrerão nos bairros Cidade Nova, Hidráulica e São Miguel, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
“É necessário que estejamos cada dia mais atentos ao risco da doença em nosso município e lembramos nossa comunidade que, para atingirmos o propósito de manter a cidade sem a circulação do vírus da dengue, precisamos do apoio de todos”, citou a coordenadora da Vigilância, Márcia Pons.
Os agentes de endemias vão realizar as visitas para identificação de possíveis focos, coleta de larvas e tratamento dos depósitos que não podem ser descartados, levando também as orientações de como todos podem contribuir, retirando qualquer objeto que possa acumular água, descartando seu lixo em locais apropriados, mantendo suas piscinas tratadas o ano todo, retirando pneus e colocando-os em local coberto, realizando periodicamente a limpeza de calhas, mantendo os ralos fechados, manter as caixas d’água sempre fechadas entre outros que possam oferecer condições de servir como criadouro para o aedes aegypti.
A Vigilância orienta para o uso de repelente, principalmente, nas primeiras horas da manhã e final da tarde, pois é neste horário que a fêmea do aedes procura picar. Em caso de sintomas relacionados à dengue, como dores de cabeça atrás dos olhos, dores nas articulações, febre e coriza, informe ao médico se reside em área de risco no Centro, Cidade Nova, Distrito Industrial, Vila Maria, São Miguel, São João, Castelo Branco, Nossa Senhora de Fátima, Porto Novo, Bernadeth, Profilurb, Aeroporto, Junção, Santos Dumont.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação