Vigilância Ambiental encerra terceira etapa do levantamento sobre aedes aegypti
A Vigilância Ambiental em Saúde apresentou, nesta terça-feira (12), os resultados do terceiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, que teve como propósito visitar 20% dos imóveis do município na procura por larvas do mosquito aedes aegypti em possíveis criadouros. Nenhum novo foco foi encontrado, permanecendo os 74 registrados até agora. O último levantamento do LIRAa deve ocorrer até o começo de novembro.
Também não foi alterado o número de notificações para Dengue. Até o momento, a Vigilância, órgão da Secretaria da Saúde, recebeu seis resultados do Laboratório Central, em Porto Alegre, com dois casos positivos, considerados importados de outros municípios, e quatro casos negativos.
Em oito dias de trabalho, 37 agentes de combates a endemias vistoriaram 4.592 imóveis de um total de 4.428 programados. Foram coletadas 12 amostras, todas consideradas como de Culex, ou seja, negativas para aedes aegypti.
Em virtude das chuvas na semana passada, as atividades do LIRAa foram encerradas somente na segunda-feira (11) e devido à necessidade do trabalho ser concluído em um curto período, os agentes trabalharam, inclusive, no sábado e domingo.
Outros bairros
Durante a ano inteiro, o trabalho da Vigilância em busca de focos do mosquito permanece sendo executado em vários bairros da cidade. Nesta semana, os agentes visitarão residências nos bairros Prado, ABC e Vila da Quinta. Atividade é Levantamento de Índice mais Tratamento (LIT).
A Vigilância solicita que a população esteja receptiva à visita dos agentes em suas residências, pois, considerando o número de focos do mosquito já encontrados nos últimos meses, é preciso a colaboração de todos para o desenvolvimento das ações de prevenção e controle do vetor transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e ZiKa Vírus, com qualidade, segurança e agilidade.
Durante as visitas, os agentes de combate às endemias estarão devidamente identificados com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá contendo informações profissionais. Em função do enfrentamento da pandemia da Codvid-19, eles farão o trabalho obedecendo aos protocolos vigentes.
A Vigilância orienta a população rio-grandina que, em caso de dúvidas quanto à presença do agente, entre em contato, das 8h às 17h, para confirmar os dados dos destes servidores pelo telefone 3233-7289.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação