NotíciasRio Grande

Vigilância Ambiental inicia mais uma ação de combate ao mosquito da Dengue em Rio Grande

Na próxima segunda-feira (15), inicia o segundo LIRAa de 2023, levantamento realizado pela Vigilância Ambiental do Rio Grande com objetivo de avaliar o percentual de infestação do Aedes Aegypti no município. O trabalho é feito por agentes de combate a endemias.

A Vigilância reforça os alertas para os cuidados de não deixar nenhum objeto que possa servir de criadouro para o vetor transmissor da Dengue. Essas ações são essenciais para diminuir o risco da proliferação do mosquito. O órgão municipal orienta a população para o uso de telas em suas residências e a utilização de repelente, principalmente, nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Também solicita aos moradores que, em caso de dúvida, entre em contato com a Vigilância pelo telefone 32337289 para qualquer esclarecimento.

Os Agentes estão identificados com uniforme da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá contendo suas informações profissionais. O e-mail para denúncias é vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.

Números

A Vigilância Ambiental em Saúde, por meio do Programa de Prevenção da Dengue, informa que no período de 1º de janeiro a 12 de maio de 2023, foram identificados 38 focos do mosquito transmissor da Dengue no município. Os focos foram encontrados nos bairros Centro, Aeroporto, Vila Maria (Cibrazém), Parque Guanabara, Cassino, São Miguel, Distrito Industrial, Prado, Cidade Nova, Linha do Parque e Vila da Quinta.

No mesmo período, foram recebidas pela Vigilância 36 notificações por suspeita de Dengue, uma notificação por suspeita de Febre Chikungunya. Dessas, seis foram notificações positivas importadas (paciente adquiriu a doença fora do município), uma notificação positiva autóctone (paciente contaminado dentro do município), oito notificações aguardam resultado e 21 notificações foram descartadas. Esse total de notificações recebidas, geraram 61 ações de Pesquisa Vetorial Especial nos locais onde residem, estudam ou trabalham os pacientes notificados.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.