Vigilância Ambiental intensifica ação contra dengue durante a semana em Rio Grande
O segundo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), deste ano, vai ser realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde do Rio Grande, por meio do Programa de Prevenção da Dengue. Essa etapa ocorrerá a partir desta segunda-feira (4) até sábado (9). A atividade tem como objetivo visitar 20% dos imóveis do município a procura por larvas do mosquito aedes aegypti em possíveis criadouros.
Márcia Pons, coordenadora da Vigilância Ambiental, cita que, devido à necessidade desta ação ser concluída em um curto período, os agentes de combates a endemias (ACEs) trabalharão, inclusive, no sábado.
A coordenadora solicita à população que seja receptiva à visita dos agentes em suas residências. “Considerando o número de focos do aedes já encontrados no último mês, precisamos da colaboração de todos os moradores para desenvolvermos nossas ações na prevenção e controle do vetor transmissor da Dengue, Chikungunya e ZiKa Vírus, com qualidade, segurança e agilidade.”
Mais focos
No sábado (2), foram visitados 982 imóveis, sendo que 648 foram vistoriados e 334 estavam fechados. Durante as atividades, a Vigilância identificou mais dois focos, um no bairro Aeroporto e o outro no Castelo Branco.
Os agentes de endemias estão devidamente identificados com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá contendo informações profissionais. Devido ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, eles farão o trabalho obedecendo aos protocolos vigentes. A Vigilância orienta à população que em caso de dúvidas quanto à presença dos agentes, para que entre em contato com o setor das 8h às 17h, a fim de confirmar os dados destes servidores. O telefone disponível é o 3233-7289.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação