NotíciasRio Grande

Vigilância Ambiental realiza nesta semana o primeiro levantamento de 2023 sobre o Aedes aegypti

A Vigilância Ambiental em Saúde, por meio do Programa de Prevenção da Dengue, informa que inicia nesta segunda-feira (9) o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2023. A intenção é visitar cerca de 20% dos imóveis do município na procura por larvas do mosquito Aedes aegypti.

Devido à necessidade de concluir, em um curto período de tempo, os Agentes de Combate às Endemias trabalharão inclusive no sábado, dia 14/01, data que deve marcar também o encerramento da ação.

Por esse motivo, a Secretaria de Saúde solicita que a população esteja receptiva à visita dos agentes às residências. Eles estarão devidamente identificados com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá contendo informações profissionais. Além disso, devido ao enfrentamento da pandemia à COVID-19, os agentes farão o trabalho obedecendo aos protocolos vigentes.

Em caso de dúvidas quanto à presença dos agentes, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde das 8h às 17h pelo telefone 32337289.

Situação em Rio Grande

O número de focos do Aedes encontrados no último ano foi superior aos anos anteriores, o que está aliado ao crescimento de notificações por suspeita de Dengue. Até o momento, o município já registrou quatro casos importados (paciente viajou e foi contaminado fora do município), e dois casos autóctones (pacientes foram contaminados dentro do município).

Diante desse cenário, a secretaria pede a colaboração de todos para a realização desta atividade que busca a prevenção e diminuir os riscos de um aumento no número de pessoas doentes por Dengue e outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como Febre Chikungunya e ZiKa Vírus.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.