Vigilância Ambiental realiza novo levantamento sobre focos da dengue em Rio Grande
A Vigilância Ambiental, órgão da Secretaria da Saúde do Rio Grande, informa que inicia, na próxima segunda-feira (21) e até sexta-feira (25), mais um Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), por meio do Programa de Prevenção da Dengue. A ação preventiva tem como objetivo verificar novos focos do mosquito transmissor da Dengue no município. Este ano, Rio Grande realizou três dos quatro LIRAas anuais, pois o segundo levantamento foi suspenso pelo Ministério da Saúde em função da enchente de maio.
A Vigilância solicita à população rio-grandina que receba os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) em suas residências para que possam realizar o trabalho na busca do vetor transmissor da Dengue e outras arboviroses. Todos os ACEs estão devidamente identificados com uniformes da Vigilância e crachás.
De janeiro a outubro deste ano, foram confirmados 41 casos positivos de Dengue autóctone (doença adquirida dentro do município) e 49 casos positivos de Dengue importada, (adquirida fora do município). A Vigilância recomenda que a comunidade redobre a atenção para evitar a proliferação do mosquito, cuidando para que não haja acúmulo de água e não deixar objetos expostos à água parada que possam servir de criadouro.
Caso algum morador tenha dúvidas sobre a presença do ACE em sua residência, a Vigilância Ambiental está à disposição pelo WhatsApp (53) 32337289, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira para qualquer esclarecimento. O e-mail para denúncias é vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp