Vigilância Ambiental realiza primeiro levantamento de 2024 sobre o Aedes aegypti
Agentes estarão identificados com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá
A Vigilância Ambiental em Saúde, por meio do Programa de Prevenção da Dengue, informa à população que inicia nesta segunda-feira (8) o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2024. No ano passado, Rio Grande registrou sete casos positivos de Dengue e um caso de Febre Chikungunya, todos eles autóctones, ou seja, adquiridos dentro do município.
Por esta razão – a da confirmação do vetor das doenças na cidade – a Secretaria de Saúde (SMS) solicita que a população esteja receptiva à visita dos agentes às residências. Eles estarão devidamente identificados com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá contendo informações profissionais.
O trabalho dos agentes é fundamental na busca do Aedes aegypti, mosquito transmissor tanto da Dengue como das arboviroses Febre Chikungunya e ZiKa Vírus. Assim como é fundamental também pelas orientações que fazem durante as visitas às residências para diminuir o risco de circulação dos vírus.
Além das visitas ao longo da semana, as equipes também trabalharão no sábado (13) das 8h às 14h. Em caso de dúvidas quanto à presença dos agentes, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde no telefone 3233-7289, através de ligações ou whatsApp.
O e-mail da Vigilância para denúncias é o vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp