Vigilância Ambiental realiza primeiro levantamento em busca de focos do mosquito da dengue em Rio Grande
A Vigilância Ambiental em Saúde, por meio do Programa de Prevenção da Dengue, informa que desenvolve, desde segunda-feira (13), o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), cujo objetivo é identificar focos do mosquito transmissor da Dengue. Para que os agentes de combate a endemias (ACEs) desenvolvam a atividade, é solicitado à população rio-grandina que receba esses profissionais em suas residências, pois eles buscam tanto o vetor transmissor da Dengue como outras arboviroses.
O primeiro LIRAa de 2025 encerra no final de semana. Mais três levantamentos semelhantes devem ocorrer até o final do ano.
Outra orientação da Vigilância é para que a população fique atenta às orientações dos ACEs, cujo objetivo é diminuir o risco de circulação do vírus da Dengue no município. Em 2024, foram confirmados 41 casos positivos de Dengue autóctone (doença adquirida dentro do município) e 49 casos positivos de Dengue importado (doença adquirida fora do município).
De acordo com a Vigilância, considerando o cenário atual, onde há a presença do vetor e casos importados e autóctones de Dengue, é importante que toda comunidade redobre sua atenção para evitar a proliferação do mosquito, cuidando para que não haja acúmulo de água e, principalmente, descartando lixo em locais apropriados. Essas ações são essenciais para diminuir o risco da Dengue.
Para que os agentes de combate a endemias possam entrar nas residências e realizar o trabalho, a Vigilância lembra que todos estão uniformizados com coletes desse órgão municipal. Caso haja qualquer dúvida, o morador pode entrar em contato via WhatsApp pelo número (53) 32337289, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp