Vigilância e SMEd organizam busca ativa nas escolas para vacinar contra a Poliomielite em Rio Grande
A Vigilância Epidemiológica do Rio Grande atualizou, nesta terça-feira (13), o percentual de crianças na faixa de 1 até 4 anos que já foram vacinadas contra Poliomielite. São 3.342 (31,24%) do total de 10.700 aptas no município para receberem as doses.
A imunização contra a Poliomielite faz parte da campanha nacional desenvolvida pelo Ministério da Saúde, a partir de 8 de agosto e com prazo para encerrar em 30 deste mês. Como os números ainda não são satisfatórios, tanto em Rio Grande como no restante do país, a Secretaria da Saúde no município busca alternativas para aumentar os percentuais de imunização nesta faixa etária.
Esta semana, a Vigilância Epidemiológica participou de reunião com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Secretaria de Educação no município, a fim de buscar autorização para fazer a busca ativa das crianças nessa faixa de idade que se encontram nas escolas.
Nesta quarta-feira (14), no Posto IV, haverá uma reunião da Vigilância com enfermeiros das unidades de Saúde, com objetivo de se montar um cronograma de ida às escolas. A coordenadora da Vigilância, Valéria Risso acredita que, na próxima semana, essa busca ativa esteja sendo efetuada.
Por outro lado, na Escola Ramis Galvão, está sendo programada uma outra ação semelhante ao Dia D de vacinação. A própria escola é quem organiza a atividade, que contará com a participação de equipes da Vigilância para aplicar doses de vacinas que estejam atrasadas conforme identificado nas cadernetas de vacinação dos estudantes.
Mais uma ação da Vigilância está sendo preparada visando intensificar a imunização contra a Poliomielite. Desta vez, a parceria é com o Rotary de Rio Grande. Porém, só deverá ser anunciada sexta-feira desta semana.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação