Vigilância em Saúde alerta para o 14º foco de Aedes aegypti encontrado no município
A Vigilância em Saúde do Município do Rio Grande alerta a população rio-grandina que foi encontrado o décimo quarto (14º) foco positivo de Aedes aegypti e Aedes albopictus no ano de 2019. Este encontra-se na localidade do centro. A amostra foi encontrada em armadilha. Dessa forma, informamos que os Agentes de Combate às Endemias estarão realizando visitação durante os próximos dias, inclusive no final de semana, para a vistoria das residências.
Solicitamos a população que fique atenta à visita dos Agentes de Endemias. Que os recebam nas residências e auxiliem no trabalho de identificação de criadouros, pois os meses de abril e maio propiciam uma maior proliferação de mosquitos dessa espécie devido à alta pluviosidade (chuvas), intercalado com calor intenso. Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta, aumenta a velocidade do desenvolvimento da fase de vida do mosquito.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas, por exemplo. Tem hábitos diurnos, se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.
Para que se possa combater a reprodução desse mosquito e a proliferação da doença é preciso tomar algumas medidas de prevenção dentro de casa, como por exemplo:
- Tampe os tonéis e caixa d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha
Qualquer dúvida, entre em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde: 32337289
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação