Vigilância em Saúde cobra de empresa de fertilizantes a comunicação de resultados de testes para a Covid-19
Empresa realizou testes em funcionários, mas não notificou a Secretaria de Saúde. Vigilância também cobrou da empresa adoção das medidas de prevenção contra o coronavírus que estão em vigor via Decretos Municipais
A Vigilância em Saúde de Rio Grande realizou nesta quinta-feira (18) uma reunião com representações de uma empresa de fertilizantes que opera no município. A reunião foi convocada pelo órgão municipal após informações não oficiais de que haviam casos de Covid-19 entre a equipe de trabalhadores que atuam na empresa, não notificados para a Vigilância.
Durante a reunião, a Vigilância orientou e cobrou da empresa a adoção das medidas de prevenção contra a transmissão do coronavírus que estão em vigor via Decretos Municipais. Além de exigir dos representantes a comunicação imediata à Secretaria de Município da Saúde de todos os casos suspeitos e confirmados entre os funcionários que trabalham no local.
A empresa também se comprometeu, durante a reunião, em emitir uma nota à imprensa, esclarecendo a quantidade e os números de Covid-19 confirmados e/ou suspeitos e enviá-las aos veículos de comunicação em Rio Grande.
O secretário de Saúde de Rio Grande reitera a importância de notificação imediata à Vigilância em Saúde, quando da ocorrência de teste positivo para Covid-19, seja em laboratório particular, seja em empresas que compraram testes reconhecidos pelo Ministério da Saúde. “Não basta apenas testar e enviar os funcionários para o isolamento em seu domicílio, e não prover os encaminhamentos de notificações junto à Vigilância. O órgão a ser notificado, informado, para os devidos encaminhamentos deve ser a Vigilância em Saúde, do contrário pode haver uma perda no tempo de mobilização para o isolamento”, atesta Maicon Lemos.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação