Vigilância em Saúde esclarece informações divulgadas em boletins sobre o coronavírus em Rio Grande
A Vigilância em Saúde do Município do Rio Grande salienta que desde o dia 23 de março a normatização do Ministério da Saúde, em consonância com a nota informativa do estado do Rio Grande do Sul, o Brasil entrou em fase de mitigação em função da transmissibilidade comunitária para o Coronavírus e, a partir desse momento, as notificações mudaram em todo o estado brasileiro.
A partir das diretrizes anteriormente destacadas, as notificações se dão apenas para pacientes em estado grave (hospitalizados) e para profissionais de saúde, decisão essa emitida pelo Ministério da Saúde e não pelo município do Rio Grande.
Em função disso, a Vigilância em Saúde do Rio Grande tem disponibilizado números absolutos ao invés das características pessoais de cada paciente, uma medida que corrobora com o sigilo profissional e anonimato dos mesmos, uma vez que foi reportado pelo Governo do Estado o registro de que alguns resultados de exames tiveram ampla divulgação pela imprensa antes mesmo do serviço de saúde, considerando características pessoais dos pacientes. Um destes casos, mencionados pelo estado, ocorreu no município do Rio Grande.
A Vigilância reitera a transparência das suas ações, não apenas com a imprensa, como para com a comunidade e informa que os boletins são lançados periodicamente, tão logo os resultados dos exames chegam ao município, e amplamente divulgados para a imprensa.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação