Vigilância em Saúde lança jogos produzidos em parceria com SES RS e UniRitter
O jogo é destinado a profissionais de saúde que trabalham com sangue e hemoderivados, mas também pode ser acessado pelo público
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) lançou jogos produzidos por meio do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Saúde (SES) e UniRitter. São dois jogos digitais e um na versão analógica do Jogo da Geladeira, já lançado em formato digital em dezembro de 2018. Esse jogo na versão analógica (jogo de tabuleiro) tem por finalidade orientar crianças, na faixa etária de 5 a 8 anos, a guardarem corretamente os alimentos no refrigerador, evitando, assim, que estraguem e se tornem impróprios para o consumo.
As versões estão disponíveis na página do Cevs. A versão em tabuleiro amplia possibilidades de acesso ao jogo, podendo ser utilizado em escolas e, também, pelo público em geral.
Conforme a Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do Cevs, Rosangela Sobieszczanski, “a ideia dos jogos infantis é fazer com que as crianças despertem para a adoção de medidas de proteção sanitária para um cuidado individual e coletivo da saúde. Já os jogos para capacitação são importantes por serem uma forma simples, rápida e divertida de aprender, podendo tanto serem acessados pelos técnicos que atuam na área de vigilância quanto pelos consumidores”.
Quiz do Sangue
O jogo Quiz do Sangue traz perguntas com alternativas de respostas verdadeiro e falso. O jogo aborda o tema de Boas Práticas no Ciclo do Sangue, conforme regulamentação da Anvisa. É destinado a profissionais de saúde que trabalham com sangue e hemoderivados, mas pode ser acessado pelo público em geral.
O Quiz do Sangue está disponível no site do Cevs.
Quiz sobre gestão de qualidade
O Quiz sobre o sistema de qualidade não foi publicado no site do CEVS porque é de uso interno para capacitações profissionais. Aborda procedimentos e manual da qualidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS). A ferramenta foi desenvolvida com foco em trazer dinamismo e eficiência a essas capacitações, proporcionando maior autonomia e uniformidade na avaliação da eficácia dos treinamentos em documentos do SGQ que agora, por meio desta plataforma, podem ser realizados virtualmente.
Participaram do desenvolvimento desses jogos os estagiários Arthur de Oliveira, Bruno Bandeira, Luan Moser e Lucas Schefer, sob coordenação da chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Rosangela Sobieszczanski, responsável pela Comissão de Desenvolvimento de Jogos Digitais e Analógicos do Cevs e da Coordenação do Curso de Jogos Digitais da UniRitter.
Ascom SES RS
Foto: Divulgação/Cevs